sexta-feira, 20 de maio de 2011

Oficina : Tangram

Tangram é um jogo que milenar que exige astúcia e reflexão. Da sua simplicidade
nasce sua maior riqueza; pelo corte de um quadrado, sete peças criam, juntas, formas
humanas, abstratas e objetos de diversos formatos. Originário da China, e anterior ao
século 18, pouco se sabe da verdadeira origem do Tangram.
Segundo alguns, o nome Tangram é uma corrupção da palavra inglesa obsoleta
“Tangram” que significa um puzzie ou quinquilharias.
Outros afirmam que é originária da tribo Tanka. As pessoas desta tribo da China
eram grandes comerciantes envolvidos no comercio do ópio e quando eram visitados pelos
mercadores ocidentais eram entretidos pelas medidas Tanka com este quebra-cabeça.
E ainda uma outra história conta que o Tangram foi inventado por um homem
chamado Tan enquanto tentava consertar os pedaços quebrados de um azulejo de
porcelana. Na Ásia, é conhecido por “Sete pratos da sabedoria”.
A referência mais antiga é de um painel em resolver Tangram. O nome chinês é
Chi-Chiao, que significa “os sete pedaços inteligentes”, ou “o quebra-cabeça de sete
sabedorias”.
A mais antiga publicação com exercícios de Tangram é do inicio do século XIX.
Chegou rapidamente ao EUA e a Europa e ficou conhecido como o puzzle chinês. Desde
então, são criados Tangrams em todos os tipos de materiais, desde cartão até pedra,
plástico ou metal.
Uma Enciclopédia de Tangram foi escrita por uma mulher, na China, há 130 anos
atrás. É composta por seis volumes e contêm mais de 1700 problemas para resolver.
Ainda hoje o Tangram é muito utilizado, um pouco por todo o mundo, especialmente por
professores no ensino de geometria.
A sua simplicidade e capacidade de representar uma tão grande variedade de
objetos e, ao mesmo tempo a dificuldade em resolvê-los, explica um pouco a mística deste
jogo. O importante para se jogar Tangram é possuir imaginação, paciência e criatividade.
Reconstituir algumas formas pode parecer impossível. Mas ao passar por outras mais
simples, a solução pode aparecer, provando que todo problema sempre tem solução.
Este quebra-cabeça contém sete peças, cortadas a partir de um quadrado. Você pode
formar milhares de formas, mas lembre-se de que as peças não podem ser sobrepostas e
todas devem ser usadas
PROFESSORA : Leandra Tomaim
Construção do Tangram






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Patrícia