domingo, 22 de maio de 2011

Quem conta um conto...

Quem conta um conto…(9º ano)( Blog da professora Alê )
A seguir, você lerá o conto ESTILHAÇOS, de autoria da professora Eliane Dourado.

Como vimos em classe, o que separa os diferentes textos em gêneros são suas características e estrutura. Vimos, também, que os contos apresentam partes bem demarcadas: apresentação (introdução), complicação, clímax e desfecho.
Sendo assim, a partir da leitura do conto ESTILHAÇOS e dos conteúdos trabalhados em sala, você irá produzir um novo desfecho para o conto. Esta é sua oportunidade de trabalhar como co-autor da escritura de Eliane, então, faça com capricho e não esqueça de colocar o nome e turma para que eu possa avaliá-lo. Beijos!

Ps.: Ah, lembre-se de que o conto é uma narrativa breve, ok?! Você deverá redigir seu desfecho nos comentários.




A bailarina de cristal estava quietinha, exposta na prateleira da vitrine esperando que alguém a olhasse e percebesse sua beleza. Vários admiradores passaram, olharam, analisaram, miraram seus lindos olhos brilhantes e foram embora. Isso a deixava triste e solitária.
Um dia, um admirador ficou horas a fio observando a beleza da bailarina. Ela ficou com medo daquele olhar tão fixo, que começou a despertar-lhe curiosidade. O admirador foi embora e a bailarina ficou frustrada. Mas no dia seguinte ele voltou e negociou um bom valor pela bailarina de cristal.
O admirador e a bailarina ficaram muito felizes. Ele a colocou em um lugar de destaque em sua sala de visitas e a mostrava para todos que iam a sua casa. Os olhos de cristal da bailarina, a cada dia, brilhavam mais e ela estava cheia de felicidade. Seu admirador também não fazia por menos.
Um dia, o admirador precisou fazer uma mudança repentina. Ele iria para bem longe e deixou que terceiros organizassem, em caixas, seus pertences para a viagem. Antes de sair, hesitou em levar consigo a bailarina. Pegou-a com carinho, abraçou-a, acariciou-a e beijou-a, colocando-a sobre o aparador da sala.
Num descuido total, o admirador, ao colocar a bailarina de volta a seu lugar, tornou sua mão, esbarrando-a na bailarina de cristal, provocando assim sua queda. O sonho de cristal, a beleza, a docilidade foram destruídos pela mão descuidada do admirador.
Mesmo em pedaços, a bailarina sorria para seu admirador que partira sem nem mesmo recolher os estilhaços, pois já se encontrava atrasado para tomar o trem. Uma forte tempestade abriu as janelas da sala, espalhando então os estilhaços da bailarina de cristal que nunca mais pôde se recompor.
Na viagem, o admirador pensava apenas em encontrar outra bailarina que com certeza lhe esperava em alguma vitrine e lhe alegraria o olhar novamente.

8 comentários:

  1. E então, assim que chegou a sua nova cidade saiu a procura de uma nova bailarina que fizesse seu olho brilhar novamente, mais a procura foi em vão, ele nunca veria aqueles olhos de cristal novamente.
    Então, ele voltou pra casa triste e solitária, apenas lembrando-se daquele olhar e sorriso e se conformou que nenhuma poderia ocupar aquele lugar em sua estante.
    Mas, em na sua lembrança ficaria ali, aquela linda e encantadora bailarina.


    Amandinha 9º Ano

    ResponderExcluir
  2. Mas ele não encontrava outra que lhe desse alegria novamente, procurava mas nunca achava ,ficava cada vez mais triste.
    Certo dia passando por uma loja de antigüidades, avistou uma bailarina de cristal idêntica, voltou a sorrir ficou muito feliz ,mas ele percebia algo naquela bailarina ,ela sorria como a outra ,ele pensava que podia ser mera coincidência , mal ele sabia que por tanta saudade ela se reconstruiu para que pudesse sorrir novamente para aquele admirador
    Talia Mendes 9ºAno 901

    ResponderExcluir
  3. Assim que ele chegou lá, procurou outra bailarina, mas não achou. Por isso, que percebeu que outra bailarina igual aquela ele não encontraria. Foi assim que ele decidiu voltar para procurar uma bailarina, mas infelizmente chegando lá ele não achou nada..
    Luciano 9º Ano

    ResponderExcluir
  4. Ele chegou na cidade e foi atras de outra bailarina de cristal,ele foi na mesma loja onde tinha comprado outra,mas nao tinha outar igual mas a vendedora falou onde ia ter outar bailarina igual.
    Ele foi onde a vendedora tinha indicado e la tinha uma bailarina de cristal igaul ele cuidou dela com muito carinho e nunca mais a quebrou.

    Marcos Diego 9° Ano

    ResponderExcluir
  5. Portanto, sua viagem foi uma tristeza, tudo o que via imaginava os olhos de cristal de sua bailarina estilhaçados no chão . Parecia que estava pedindo para que juntasse os seus pedaços e os levassem consigo. Seu coração estava também em pedaços, o que fazer agora sem sua linda bailarina sabia que jamais encontraria outra igual. Então ao desembarcar resolveu que nao podia viver sem sua linda bailarina mas ao mesmo tempo imaginava que era somente uma bailarina de cristal, pensou muito e resolveu voltar. Juntou todos os pedaços que já se encontrava espalhados por toda a sala. Depois de varias horas conseguiu reunir todos os pedacinhos e somente os lindos olhos estavam perfeitos.Colocou os em um saquinho e os levou consigo e prometeu para ele mesmo que daquele dia em diante jamais abandonaria aqueles lindos olhos de cristal.

    Lorena 9º Ano.

    ResponderExcluir
  6. Mas mesmo assim ,seu admirador catou o quê restou da bailarina, guardou em sua mala e pegou o trem… Chegando na cidade , ele foi para seu hotel e tentou arrumar a bailarina , mas infelizmente não conseguiu.
    Então decidiu ir atrás de outra para que ele pudesse ser feliz novamente. Mas para à alegria da linda e incomparavél bailarina despedaçada , seu admirador a guardou na estante e em seu coração eternamente.Junto com a mais nova e não tão bela bailarina de porcelana.


    Daniele 9 ° Ano

    ResponderExcluir
  7. Chegando la ele ja foi procurar outra bailarina igual a que quebrou, mas ja tinha acabado.
    Mas ele não disistiu, foi procurando em cada loja que ele via, mas igual aquela não tinha em lugar nenhum, mas quando ele tava quase desistindo a ultima loja da cidade, ele acha a bailarina igual a que ele tinha, comprou e foi embora para sua casa.
    Ele ficou muito alegre depois que achou a bailarina.

    Vinicius 9° Ano

    ResponderExcluir
  8. O admirador continuou procurando outra bailarina não estava conseguindo encontrar outra, pois aquela era uma bailarina especial para ele.
    Mas ele não desistia, pois estava passando noites acordado, tentando achar outra bailarina.
    Mas um certo dia em sua casa ele recebeu uma pessoa em sua casa que lhe deu um presente, quando ele abriu era uma bailarina igual aquela que ele tinha.
    Ele ficou muito contente com o seu presente.

    Marcos Silva Santos 9° Ano

    ResponderExcluir

Olá
Alunos(as), Amigos (as),Professores deixam os seus comentários...
Espero que gostem do meu blog.
Patrícia