sexta-feira, 11 de março de 2011

Projeto : Mitos 7º Ano

Quem um dia não quis ser um herói ou uma heroína, lutar contra o mal
e destacar-se por feitos de coragem e ousadia? Esse desejo humano não é
recente. Vamos conhecer as histórias fantasiosas de destemidos heróis, como
Hércules, Aquiles, Perseu, Ícaro e outros. Para eles, os limites existiam apenas para ser quebrados.
Objetivo
O projeto pretende contribuir para a formação do leitor-escritor, isto é, que o nosso aluno possa interagir com a diversidade de textos, especialmente os da Tradição Cultural da Humanidade, como os mitos, “familiarizar-se” com as diferentes linguagens, interpretar esses textos, trazendo-os para a sua realidade e recriá-los ou reproduzi-los, assim atribuindo sentido ao que foi lido.

Justificativa
A mitologia de um povo constitui uma fonte inesgotável de saber. A partir dela é possível aprender tudo que existe no mundo e essa aprendizagem se dá por meio da linguagem. É importante que os alunos saibam que o mito é uma narrativa sagrada que tem por personagens seres sobrenaturais e que procura dar ao homem respostas vitais para a existência. São histórias tradicionais que, antes de serem escritas, eram transmitidas oralmente. Sua característica principal é a tentativa de explicar o porquê das coisas, como a genealogia dos deuses, a criação do mundo e dos humanos, a ocorrência de fenômenos da natureza, a origem de alguns fatos históricos e de heróis. Nessas narrativas sempre aparece a figura das divindades, ou seja, dos Deuses.

Etapas do Desenvolvimento
- Resgatar o conhecimento prévio do educando acerca de suas referências sobre mitologia greco-romano. A partir de frases contendo expressões idiomáticas que se referem a mitos greco-romanos. O aluno reflete sobre o sentido dessas expressões e comenta se conhece as histórias a que elas remetem.
- Leitura de mitos na biblioteca da escola.
- Alguns mitos são apresentados pela professora (Dédalo e Ícaro, Minotauro, Eco e Narciso, A caixa de Pandora, Eros e Psique e outros).
- Diálogos entre textos: intertextualidade

Participe com seus colegas de grupo da montagem de um livro de histórias, de uma revista em quadrinhos e de uma mostra sobre heróis de todos os tempos
Leitura:
· Textos relacionados ao tema do herói: o herói mítico, o herói do cinema e
dos quadrinhos e o herói de todo dia.
Literatura : Deuses e Mitos da Mitologia Grega e Latina

Um comentário:

  1. OLá, meu nome é David, sou indígena pertencente ao povo terena, adorei seus trabalho que realiza e lhe dou os parabéns.
    Eu moro na aldeia de Ekeruá que fica no município de Avaí, próximo a cidade de Bauru.
    Visite o meu blog que fala um pouco da minha aldeia e quem sabe não podemos trocar boas experiencias de aula, pois com este teu blog
    me deu a ideia de postar também minhas experiencia de aulas, Abraços David !!!!
    o endereço do meu blog é
    aldeia-ekeruá.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá
Alunos(as), Amigos (as),Professores deixam os seus comentários...
Espero que gostem do meu blog.
Patrícia