sexta-feira, 26 de abril de 2013

Biblioteca Escolar “Dona Mizeca” – Espaço de aprendizado
‘’Do fascínio de ler nasce a partir do fascínio de contar, e contar histórias hoje significa salvar o mundo imaginário. ’’
 ÁREA: LINGUAGEM, LEITURA E LITERATURA
 Elaboração: Profª. Patrícia Bernardes Franco
 PIRAJUBA – MG
Fevereiro – Dezembro 2013
 APRESENTAÇÃO
 Apesar de ser um termo ainda desconhecido para muitos a competência informacional é de grande importância principalmente para o ambiente da biblioteca escolar, pois é nesse espaço que os educadores formam cidadãos capazes de buscar informações nos mais variados suportes e mais diversos meios. (Realmente, é um termo que exige muita discussão e com certeza abrange muito mais aspectos que se imagina) A leitura é uma proposta de abertura de portas, de alargamento de horizontes. Mário de Andrade, já em 1939, assim se expressava a respeito: “A criação de bibliotecas populares me parece uma das atividades mais necessárias para o desenvolvimento da cultura brasileira. Não que essas bibliotecas venham resolver qualquer dos dolorosos problemas de nossa cultura [...] mas a disseminação, no povo, no hábito de ler, se bem orientada, criará fatalmente uma população urbana mais esclarecida, mais capaz de vontade própria, menos indiferente à vida nacional” (SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS, 2006).


 Quando falamos em leitura, logo nos remetemos à ideia de uma pessoa concentrada com um livro ou um jornal na mão. Imaginamos letras e mais letras. Pois bem, leitura é o que você está fazendo agora, mas leitura abrange outros significados, é muito mais do que imaginamos. Quando escutamos a melodia de uma música estamos fazendo leitura. Quando admiramos uma pintura de um quadro, quando sentimos o sabor de um chocolate, quando sentimos o cheiro da terra molhada pela chuva, quando sentimos o frio de uma pedra de gelo na mão, enfim, tudo o que sentimos, vemos e ouvimos passa pela leitura. E essa leitura de vida que fazemos a todo instante nos ajuda a fazer a leitura das letras, dos sinais gráficos espalhados ao nosso redor. Partimos da constatação que a leitura do mundo precede a leitura gráfica, como já dizia Paulo Freire. Se não pudermos acrescentar ao ato de ler as nossas vivências e as leituras do mundo, pouco nos servirá o esforço e o tempo despendido nessa tarefa.
 JUSTIFICATIVA
 A meta de 2013 será transformar a biblioteca em um espaço ativo para aprimorar cada vez mais os índices de leitura. Lembrando que a ‘’Biblioteca é a porta de entrada para o conhecimento, fornece as condições básicas para o aprendizado permanente, autonomia das decisões e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais’’ ( Manifesto da Unesco (1976, p.158-163))


 OBJETIVOS OBJETIVOS:
 Estimular a leitura, conservar o hábito e o prazer em ler.
 Divulgar a Literatura Infantil e Juvenil, contribuindo na formação do aluno e na sua concepção de mundo através da literatura e a leitura.
  Privilegiar momentos de oralização da escrita
  Avaliar a oralização da escrita em relação à fluência, entonação
  Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
 Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos e hipertextos;
 Oferecer tempos e espaços de leitura diferentes aos da escola para os jovens e as famílias, em comunidades que estão distanciadas da cultura escrita e falada;
 Fomentar o gosto pela leitura, em educadores e alunos, programar práticas leitoras ricas e diversificadas em todas as áreas do conhecimento;
 Sensibilizar, difundir e favorecer a leitura nos espaços pedagógicos e comunitários, permitindo que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que leem e constroem a sua própria história cidadã;
 Tornar a relação escola-comunidade mais íntima;
 Propiciar a formação de educadores, e alunos leitores e produtores de textos nas diversas áreas do conhecimento;  Oportunizar aos sujeitos leitores, a possibilidade de repensar o real, pela compreensão mais aprofundada dos aspectos que o compõem, através das várias oportunidades de leitura;
 Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que se escreve para que alguém leia;  Desenvolver as capacidades das habilidades linguísticas  falar, escutar, ler e escrever;
 Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo;
  Propor situações de práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais;
  Incentivar os educando a participar dos concursos de leitura e redação promovidos pelas entidades educativas;
 Valorizar as produções textuais dos alunos, incentivando a publicação e divulgação das mesmas;
 Programar atividades e produtos para a promoção da leitura informativa e recreativa na escola.
 Oportunizar o livro de literatura infantil e juvenil através da contações (Hora do conto, História com diversas técnicas (uso do livro, avental literário, oficinas, flanelógrafo, oficinas, etc.)
 Promover Dia da Leitura, Pira lira, Corrida da Centopeia Literária, Pequenos Contadores de histórias e A Escola vai ao Teatro e Livrarias.


 PÚBLICO-ALVO Alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Professor ‘’ Lázaro Rosa Muniz’’

 METODOLOGIA
 Atividades de sucesso que continuarão em 2012:
1-Hora do conto / contação de história – por meio da arte da contação de histórias, procuro seduzir o ouvinte à palavra escrita. Esse trabalho pode ser comparado ao do agricultor que consiste em preparar a terra, adubar, jogar as sementes, irrigar e mais tarde colher; procuro preparar o local, deixa-o agradável e receptivo. Depois o encho de livros e textos. E começa: leio, conto dramatiza histórias, declama poesias, exploro as ilustrações e realiza outras atividades criativas. E preciso cuidar irrigar o pensamento periodicamente, para não deixar secar o imaginário e a fantasia. É o momento de descoberta de um leitor apaixonado, essas tarefas foram e serão prazerosas, pois a cada dia novas descobertas vão surgindo. Os próprios leitores vão trazendo as novidades e tornando- se amigos, colaboradores da leitura e muitas vezes nem percebem seu envolvimento, tamanha a satisfação em compartilhar. A hora do conto ,este assunto merece uma discussão mais ampla, pois dentre as diversas formas de dinamizar o espaço da literatura infantil, a mais importante é sem dúvida a contação de histórias.
2-Atividades criativas: _ Porcelana fria ou biscuit – confecção de personagens da obra da literatura brasileira por meio do conhecimento teórico– prático. _ Meia de seda – com técnicas usando recursos simples como a meia de seda confecciona-se trabalhos manuais relacionados às datas comemorativas do calendário brasileiro. _ Caixas artesanais – confecção de caixas de papelão com várias formas e divisórias, para serem utilizadas como portas- jóias, porta objetos para presente. _ Saraus literários – por meio da música e da leitura dramática de poesias, o evento propõe temas específicos da literatura brasileira (as diversas escolas literárias, centenários de nascimento ou de morte dos poetas, datas comemorativas etc.). _ Origami – arte milenar de dobradura em papel muito apreciada por jovens e adolescentes. A atividade pode ser relacionada à confecção de personagens da literatura. Segundo Piaget (1975), o desenvolvimento cognitivo está atrelado à capacidade de criar símbolos, a qual depende da imitação, do jogo, do sonho e da representação. Nos primeiros anos escolares, as crianças estão em plena fase do jogo simbólico, e a literatura pode ser importante aliada no desenvolvimento cognitivo, pois ativa a função simbólica, o imaginário, a linguagem, a compreensão do mundo por meio do faz-de-conta.

 Na literatura, a criança preenche significados e recria o mundo por meio do conhecimento e da emoção. _ Apresentação teatral – apresentação de histórias utilizando vários recursos que valorizem a cultura local. Que tal sugerir um dia por mês para uma apresentação de uma peça inspirada em algum livro? Formar um grupo de teatro na biblioteca, marque horários e locais de ensaio de forma que não prejudique o funcionamento da biblioteca e da escola. Divulgue bem a apresentação e, é claro, valorize o autor e o livro. “Usando uma linguagem criativa, Lobato rompeu a dependência com o padrão culto: introduziu a oralidade tanto na fala das personagens como no discurso do narrador. “Em seus textos, o discurso flui espontaneamente, com o resgate da situação original que dá sentido ao processo comunicativo” (AGUIAR, 2001, p. 25 e 26).
-  Sacola Literária  -    O projeto nasceu do objetivo de sensibilizar, difundir e favorecer a leitura nos espaços pedagógicos e comunitários, permitindo que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que leem e constroem a sua própria história cidadã através das Sacolas Literárias que irão serão pelos alunos da Escola Municipal Professor 'Lázaro Rosa Muniz ‘’CEMEI  Tornando  a relação escola-comunidade mais íntima com  a Leitura  e Literatura .
_ Semana do Livro Infantil e Aniversário de Monteiro Lobato :PROJETO AUTOR NA ESCOLA MONTEIRO LOBATO
_ Colcha Literária - preparar uma exposição de charadas, parlendas, adivinhações (“o que o que é?”), trava-língua, piadas e curiosidades. Explorar o folclore brasileiro e expor livros com o tema. E, ainda, preparar cartazes com charadas e marcar um dia para a resolução. Propor desafios aos alunos para que eles se sintam encorajados e capazes de solucionar problemas. Essa é uma forma de aproximação do leitor com a biblioteca.
 _ Corrida da Centopéia- Como troféu, para qualquer premiação, dando um livro ou algo relacionado com a leitura, como um marcador de páginas.e dia em teatro / cinema
 VI PiraLira – Ler é bom + Algumas atividades relacionadas com o livro :
_ Fuxico – por meio de retalhos de tecidos confeccionam-se bolsas, capas de almofadas, blusas, colchas de cama e outros artigos artesanais. _ Bonecos – confecção, manipulação, estudo e conceito de bonecos. _ Pintura em tela
 – noções básicas de pintura acrílica e em óleo, utilizando temas inspirados na literatura brasileira. _ Máscaras – confecção de máscaras teatrais e folclóricas individuais e personalizadas, além do estudo sobre as várias formas e suas aplicações. _ Concurso de poesia – é uma forma de incentivar a produção literária na biblioteca. _ Palestras e seminários educativos – podem ser de temas atuais ou de acordo com as necessidades da comunidade. Por exemplo: DST/Aids, uso indevido de drogas, gravidez na adolescência etc.

 Novidades em 2013
 1-Fazer uma entrevista na sua comunidade e recolha as melhores impressões que as pessoas já tiveram ao ler um livro. Não se esqueça de anotar o nome do livro e do autor. Registre tudo no seu memorial de atividades realizadas .
2- O mural interativo pode ser colocado em lugar de destaque na biblioteca. Nele, os leitores poderão sugerir títulos que mais gostaram de ler, os títulos que ainda não leram, criticar o enredo, a ilustração, os personagens etc.
 3- Navegando na leitura uma vez por mês, programe um dia de vídeo. Procure títulos que foram inspirados em livros. Crie um ambiente gostoso, aconchegante. Fale um pouco sobre o filme que vai apresentar, sobre o autor e sobre o conteúdo. Deixe uns minutos para que os alunos façam um comentário sobre o que viram ou peça que eles escrevam algumas linhas para afixar no mural. através de vídeo .
4-_ Encontro com o escritor – por meio de oficinas literárias e leituras das obras, o leitor é preparado para o encontro com o escritor.
A intenção é aproximar o leitor do livro e do seu criador
 CONTEÚDO DOS TRABALHOS Todos as disciplinas serão trabalhadas, de forma interdisciplinar CRONOGRAMA Todo ano letivo de 2013

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Patrícia