domingo, 30 de dezembro de 2012

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Viajando no mundo das inteligências geográficas , científicas e literárias II

"A ciência é feita de erros úteis, que pouco a pouco nos aproximam da verdade" Júlio Verne Professoras: Patrícia Bernardes Franco Rita de Cássia Bernardes Maristela Bernardes A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne, pode ensinar você sobre... 1. Literatura e Língua Portuguesa - Montagem de mural com trechos do livro e biografia 2. Ciências - Alimentação e saúde de viagem tão longa, 3. Geografia - os fusos horários dos lugares onde acontece a historia ( montagem de relógios ) Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift pode te abrir as portas: 1. Geografia – Montagem do mapa mundi em EVA - Mostrando as rotas de viagens 2. Literatura e Língua Portuguesa - Montagem de mural com trechos do livro e biografia Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne 1. Literatura e Língua Portuguesa - Montagem de mural com trechos dolivro e biografia( Júlio Verne: o homem que previu o passado ) 2- Ciências e Geografia – Montagem, de Vulcões .



















quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Viajando no mundo das inteligências geográficas , científicas e literárias

Ouvindo estórias a criança viaja no mundo da imaginação, e se torna mais criativa, crítica e apreciadora de bons livros. Lendo o seu filho você também viajará neste mundo maravilhoso da fantasia! Quem ama os livros, descobriu um tesouro! Professoras: Patrícia , Maristela e Rita Prepare-se para viajar no mundo imaginário da literatura/ Geografia e Ciências Homens e baleias Talvez o relato mais famoso sobre o encontro de um homem e uma baleia esteja no livro Moby Dick, do escritor norte-americano Herman Melville. A história, de 1851, conta a luta entre Ahab, capitão da baleeira Pequod, e uma imensa baleia cachalote branca chamada Moby Dick. Ahab perde a perna em um confronto com a baleia e, anos depois, parte em busca de vingança. O livro é baseado em um caso verídico – o ataque de uma imensa baleia cachalote a um navio baleeiro, o Essex, na costa dos EUA –, mas foi a primeira e única vez que um ataque de uma baleia contra um barco foi registrado. As baleias costumam ser amigáveis e simpáticas. Tanto que os mais aventureiros podem até sonhar com um mergulho ao lado desses imensos bichões. Moby Dick, de Herman Mellville... 1. Literatura e Língua Port. Montagem sobre a historia do livro , biografia , musica das baleias e Você sabia .... 2. Ciências - a oportunidade de estudar as baleias! Baleia não é peixe, ameaça em extinção e vida das baleias 3. Geografia - Foi ali no Atlântico que tudo começou, nesse mar de águas proibidas feito de abismos e de fúrias, morada de monstros e de deuses, fronteira última da terra – Estudo e localização do mar e confecção de maquetes com navios e piratas .

domingo, 2 de dezembro de 2012

Ficha Literária 8º Ano

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR DE CASTRO
Ficha de Leitura de Língua Portuguesa – 8º Ano- 3º Bimestre
Nome:___________________________________________ N.º:_____ Turma:__801______

Tempo de leitura:________________________ Local de leitura:_________________________

Valor: 2,0

I. Referência bibliográfica

Identificação do Livro



1.1. Título



1.2. Autor(a)



1.3. Editora



1.4. Data da Edição



2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro







3. Contextualização do Autor



3.1. Alguns dados biográficos



3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)





4. Conteúdo do Livro



4.1. Género Literário

Modo literário:

Narrativo _ dramático _ lírico _

Tema:

Atual _ de outra época _



Parte mais interessante: ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________
Parte menos interessante:________________________________________________________

___________________________________________________________________

.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

4.4. Opinião sobre o livro

BOM TRABALHO

Projeto : Júlio Verne

Objetivo: avaliar a habilidade do aluno ao utilizar o dicionário, aprimorar a interpretação textual e desenvolver a inferência. 
Júlio Verne, um  escritor  apaixonado pela ciência 



   Muitos acreditam que ciência é assunto só de cientista. Grande engano. Ciência é um tema que pode render ótimas histórias. Júlio Verne que o diga! O escritor francês – falecido em 1905 – é considerado um dos pais da ficção científica. Você sabe o que é isso?
        “Ficção científica é um gênero literário dedicado a criar mundos fictícios que, de alguma forma, são diferentes do mundo real em que vivem seus autores”, explica Lúcia de La Rocque, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. “Esses mundos inventados, em geral, são mais avançados nas áreas da ciência e da tecnologia. Isso porque a ficção científica se dá ao luxo de inventar coisas mirabolantes, que os cientistas ainda não têm como realizar! Afinal, ela é literatura e pode usar e abusar da imaginação”. Foi o que Júlio Verne fez em seus livros, criou inventos que, na época, eram impossíveis de produzir!
          Com histórias futuristas e muito reais, os livros de Verne tornaram-se populares em todo o mundo. O mais famoso considerado sua obra-prima, é Vinte mil léguas submarinas, que conta a história do capitão Nemo e seu submarino, Nautilus. Júlio Verne escreveu essa história em 1873, quando não havia tecnologia para construir um submarino! O primeiro veículo desse tipo só foi feito 25 anos após a publicação do texto.
                    Mas como um escritor poderia saber tanto sobre ciência a ponto de prever diversas invenções que só viriam a se concretizar no futuro? Verne pesquisava bastante antes de escrever suas histórias. Por isso, bolou ficções científicas cheias de detalhes que pareciam reais.
               Júlio Verne escreveu muito durante toda a vida. Vinte mil léguas submarinas, Viagem ao centro da Terra, Volta ao mundo em oitenta dias, Viagem da Terra à Lua são considerados os livros mais importantes de sua obra. Se você ainda não leu nenhum deles, vale a pena procurar já em bibliotecas ou livrarias!
(Clara Meirelles)

Refletindo sobre o texto
1. Observe as palavras em destaque nos trechos abaixo, retirados do texto lido. Reescreva cada informação, substituindo tais palavras por um sinônimo. Para tanto, faça uso do dicionário:
a.        “Isso porque a ficção científica se dá ao luxo de inventar coisas mirabolantes.”
______________________________________________________________________________________________________________________________
b.      “Foi o que Júlio Verne fez em seus livros, criou inventos que, na época, eram impossíveis de produzir!”
_________________________________________________________________________________________________________________________
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
c.      “Mas como um escritor poderia saber tanto sobre ciência a ponto de prever diversas invenções...”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
­­­­­­­­­­­­­­­­
2. Júlio Verne, embora seja escritor de obras literárias, é considerado o pai da ficção científica. Explique com suas palavras por qual motivo ele é conhecido dessa forma.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. O que é ficção científica?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 Qual é a obra mais famosa de Júlio Verne? O que você descobriu sobre essa obra no texto?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Um escritor de ficção científica precisa conhecer bem a ciência? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________
6. Júlio Verne conseguiu prever a invenção de diversas máquinas em seus livros. Ele viveu em uma época de muitos avanços: a Revolução Industrial. Ao se deparar com tantas novidades, ele foi capaz de vislumbrar máquinas antes mesmo de serem inventadasEscreva abaixo um pouco sobre os avanços tecnológicos de nossa época e sobre algumas coisas que você acha que serão inventadas em breve para facilitar nossa vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

sábado, 1 de dezembro de 2012

Autorretrato: Descobrindo a si mesmo.



Descrever seu aspecto físico e sentimental. Afinal, aquele que produz uma imagem de si mesmo ciente de suas qualidades e defeitos tem o poder de alterá-la e moldá-la como desejar.
O autorretrato trata-se de um estudo da alma, sendo assim acomode-se em frente, desenhando você hoje e daqui 40 anos .

Reflexão  antes dos desenhos  :
Sou a soma de tantos em mim mesmo,
Mergulhado nos diversos eus
Em busca da minha identidade.
Sou um ser transitório,
Um flash na eternidade
Refletindo sobre coisas:
Saúde, velhice e futuro .

Retrato ( Cecília Meireles)


Eu não tinha este rosto de hoje,

Assim calmo, assim triste, assim magro,

Nem estes olhos tão vazios,

Nem o lábio amargo.



Eu não tinha estas mãos sem força,

Tão paradas e frias e mortas;

Eu não tinha este coração

Que nem se mostra.



Eu não dei por esta mudança,

Tão simples, tão certa, tão fácil:

- Em que espelho ficou perdida

a minha face?

Cecília Meireles