terça-feira, 23 de novembro de 2010

Curso de Formação de Mediadores em Leitura


1ª Aula do curso:
Em busca do sentido na Literatura Infantil
Os girassóis de Van Gogh
Os girassóis que Bebel ganhou de presente me fizeram lembrar, é claro, de Van Gogh que tinha uma fixação pelo amarelo, atribuída a transtorno visual, provocado por ingestão de substância tóxicas presentes em medicamentos da época para epilepsia e acentuada pelo absinto.
A doença tem até nome: Xantopsia, que é perturbação visual caracterizada por todos os objetos observados parecerem amarelados (do grego xanthós, "amarelo" + ópsis "vista) . O grande e atormentado artista holandês pintou a famosa série Sunflowers, quando morou em Arles, sul da França. Na cidade, a casa onde morava era conhecida como a casa amarela. Ele teria pintado os girassóis para enfeitá-la.
A paisagem dos campos de girassóis que ainda envolvem Arles deve ter acentuado a "distorção" visual de Van Gogh que transformou ambientes e objetos cotidianos em quadros só famosos depois que morreu. Pintou o seu quarto em Arles e imaginem a cor predominante! Amarelo, certamente. Pintou também uma cadeira de palha bem amarelada. Mas outra grande cor de Van Gogh é o azul. Fez muitas noites estreladas. Tão estreladas que o céu clareava em azul noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Alunos(as), Amigos (as),Professores deixam os seus comentários...
Espero que gostem do meu blog.
Patrícia