quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Hora da História

Vida de Piolho - 1 ª parte

História retirada do livro: Sete Histórias para Contar
Autora: Adriana Falcão
Ilustrações: Ana Terra
Editora: Salamandra

Era um piolho chamado Godofredo que gostava de filosofia. Ele vivia pensando nos dias, pensando nas coisas, pensando na vida. Pensava se valia a pena ser piolho, se fazia sentido morder os outros ou não. Morder ou não morder, eis a questão.
Godofredo era um piolho muito cabeça.
Ele ia pulando de criança em criança no pátio da escola e cada noite dormia numa cabeça, num travesseiro, numa cama, numa casa diferente.
Godofredo gostava daquela vida animada, ora aqui, ora ali, e tinha juízos bem claro a respeito das pessoas. Pra ele, elas eram como palito de picolé, como coluna de prédio, como perna de cadeira. Pessoas eram só partes de baixo que serviam pra apoiar as melhores partes, que ficavam em cima. E o mais incrível é que as partes de cima pensavam. E cada parte de cima, apoiada na de baixo, pensava de um jeito diferente. 



 Após procurarmos por Godofredo pela sala , finalizamos a história :

Vida de Piolho - 2ª parte
Godofredo ouvia várias histórias por onde passava e aprendia tudo muito rápido. Até que um dia, depois de muito pensar, chegou a uma conclusão: "Mas esta vida de morder a cabeça das pessoas não me dá outra opção!" E resolveu viver uma vida diferente.
Uma vida de pessoa.
Acontece que Godofredo só tinha a parte de cima. Pra viver uma vida de pessoa, ele ia precisar de uma parte de baixo. E começou a procurar uma parte de baixo que combinasse com ele.
Alfinete? Não. Alfinete fura.
Palito de fósforo? Queima.
Bola de gude? Ele ia ficar muito gordo e podia até rolar ladeira abaixo.
Só depois de procurar uma boa parte de baixo pelos quatro cantos do mundo, Godofredo descobriu que a melhor parte de baixo era a que ele já tinha. A cabeça das pessoas.
A partir de então, passou a ver as pessoas como elas são: cabeça, corpo, membros e piolho.
E ficou muito orgulhoso dele próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Alunos(as), Amigos (as),Professores deixam os seus comentários...
Espero que gostem do meu blog.
Patrícia