sexta-feira, 19 de agosto de 2011

DIGA SIM À CULTURA DE PAZ! 7º Ano -701

Gente que faz a paz (Virgínia Garcez)

DIGA SIM À CULTURA DE PAZ!
A paz é alimentada pela união de raízes fortes. Em cada uma das nossas ações diárias pode estar uma raiz que permite a Cultura de Paz crescer e se multiplicar.
A violência começa na mente de cada pessoa e é aí que também deve nascer a paz. Para isso, trabalhamos com o conceito de Paz Positiva e Ativa, pois é preciso enfrentar os conflitos que se apresentam em nossas vidas e lidar com eles de forma construtiva e não-violenta para reverter as situações de guerra e violência.
Não devemos fugir dos conflitos e sim transformá-los, pois a construção da paz exige umapostura ativa e transformadora.
A cultura de paz pressupõe que as relações entre os indivíduos devem ser horizontais,
baseadas na solidariedade, na tolerância e no diálogo, e que essas bases precisam ser
convertidas em ações éticas inclusivas para que dêem frutos.
A prática constante da paz, do diálogo e da resolução coletiva de problemas desenvolve o espírito comunitário e solidário no cidadão; este, por sua vez, tem a missão de propagar a semente da Paz.
Os principais fundamentos do Gente que faz a Paz são os 6Ds da Cultura de Paz.:
·Democracia
·Desenvolvimento sustentável
·Direitos Humanos
·Desarmamento
·Diálogo
·Diversidade
Nossa escola tem como missão : Cultura pela Paz ; por esse notivo estamos estudando o livro Gestos de Bondade - As muitas maneiras de celebrar a vida de Meladee McCarry e Hanoch McCarty . Algumas semanas atrás fizemos a experiência da flor e hoje foi Abraços Grátis .As pessoas estão carentes de um abraço, de alegria. Quando abordamos, elas ficam impactadas. No início até acharam que era uma brincadeira, mas quando experimentam oabraço se enociomam .Um abraço pode fazer toda a diferença na vida das pessoas. Talvez seja isso o que está faltando para diminuir o ódio e a violência na nossa cidade.Conhecido como Free Hugs (abraço grátis), o movimento social foi criado por um australiano e se espalhou pelo mundo. A ideia é oferecer um abraço a um desconhecido, tornar melhor o dia de alguém, já que pesquisas médicas comprovam: distribuir e receber afeto faz bem à saúde. E neste caso, faz bem também para a alma.

2 comentários:

  1. Obrigada pela visita em nosso blog... e claro q podemos trocar atividades... entre em contato pelo nosso email: blogfazendodancanaescola@hotmail.com ou pelas nossas paginas do facebbok
    abç

    ResponderExcluir

Olá
Alunos(as), Amigos (as),Professores deixam os seus comentários...
Espero que gostem do meu blog.
Patrícia