quinta-feira, 28 de abril de 2011

Projeto : O amor está no ar - 9º Ano 901



Paula Fernandes - Pra Que Inventaram o Amor

Não vai adiantar
Querer tapar o sol
A verdade é que você
Não quer se entregar

À magia de um abraço meu
Aos meus beijos alegrando os teus
Numa fuga incessante
Te vejo voar (Hmmm)

Se desfaz dessa paixão
Joga fora a emoção
Insensível, faz de pedra
O recanto do amor

Não quer se entregar pra mim
Então, diz pra que inventaram o amor?
Pra machucar assim?
Tô amando sozinha, esperando você

Não vai adiantar
Querer tapar o sol
A verdade é que você
Não quer se entregar

À magia de um abraço meu
Aos meus beijos alegrando os teus
Numa fuga incessante
Te vejo voar (Ah)

Se desfaz dessa paixão
Joga fora a emoção
Insensível, faz de pedra
O recanto do amor

Não quer se entregar pra mim
Então, diz pra que inventaram o amor?
Pra machucar assim?
Tô amando sozinha, esperando você

Logo agora que eu descobri
Que os amores não nascem aqui
Vem do além a semente do amor
Coração terra fértil de flor
Oh, aaaah.

Pra que inventaram o amor?
Pra machucar assim?
Tô amando sozinha, esperando você
Você...

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Roteiro de trabalho sobre o filme
Ficha de Analise de Filmes/Modelo I

Caro (a) aluno (a)

Estou disponibilizando para você um modelo de ficha de análise para subsidiar o trabalho dos filmes propostos neste bimestre, escolha na página do início da unidade o vídeo que lhe agrade.
Como coloquei este é um modelo, portanto deve ser usado e enriquecido, melhorado e aprimorado com a sua colaboração. Pretende apenas indicar alguns caminhos para o nosso olhar diante do texto audiovisual que propomos e sua relação com outros textos trabalhados.
Espero que contribua para aprimorar a percepção crítica sobre o cinema e principalmente reforçar a importância da linguagem audiovisual no processo de aprendizagem.

1 – Dados Técnicos
Titulo do Filme Original:_____________________________________
Título em Português:_________________________________________
Equipe Técnica (direção, produção, técnicos, roteiro, figurino, fotografia, elenco principal,etc.___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Análise pessoal:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Questões para analise do filme escolhido:
1) Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique a sua resposta.
2) Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme?O quê?
3) Algum elemento do filme não foi compreendido?
4) Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
5) Selecione uma sequência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que a sua motivação tem a ver com o tema do filme?
6) Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?
7) Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?
8) Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?
9) Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?
10) Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros (ou verossímeis)? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis á realidade. Quais as sequências que parecem menos realistas? Por quê?
11) Qual é a síntese da história contada pelo filme?
12) Como a montagem do filme interfere na história contada pelo filme?





BOM TRABALHO Patrícia

sábado, 23 de abril de 2011

Páscoa

Queridos alunos, uma Feliz Páscoa.

Anime

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Jogo dos 100 erros da Língua Portuguesa

Queridos Alunos do 6º ao 9º Anos ,
Que tal conferirmos os nossos conhecimentos ? Tenham todos um BOM FERIADO !!!
http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Projeto : Viva a poesia !!!! 7º Ano 701



RETRATO
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
— Em que espelho ficou perdida
a minha face?


MEIRELES, Cecília: poesia. Por Darcy Damasceno.
Rio de Janeiro, Agir, 1974. p 19-20.


Alguns sites sobre poesia :
http://www.roseanamurray/http://www.roseanamurray.com/poemas.asp Seleção de poemas de Roseana Murray. http://www.roseanamurray.com/poemaanimado/Poemas animados de Roseana Murray

segunda-feira, 4 de abril de 2011

SITES 6º ANO - 601

Alguns sites voltados ao público infantil e juvenil podem ser fontes interessantes de suportes, pois neles podem ser encontrados textos de diferentes gêneros numa linguagem apropriada às crianças e aos jovens. Alguns desses sites são: http://www.cienciahoje.com.br/ http://www.recreionline.com.br/ http://www.smartkids.com.br/ www.meninomaluquinho.com.br http://www.turmadamonica.com.br/ http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens As referências não se limitam a esses sites. Essas são apenas algumas possibilidades. Suportes Extraído de www. portal.saude.gov.br/portal/arquivos/jpg/minia...

domingo, 3 de abril de 2011

Projeto : Era da Comunicação



Projeto: NA ERA DA COMUNICAÇÃO Jogral da 601 -6º Ano matutino , Comunicação. 1. Todo o esforço do homem sobre terra constitui permanente esforço de comunicação. 2. A comunicação é um ato social básico, fundamental. 3. Somente através da comunicação conseguimos trocar idéias, 4. Trocar experiências, T. Permutar na amizade, no encontro e no amor. 1. Cada palavra, 2. Cada gesto, 3. Cada melodia e prece T. É ação comunicativa 4. Até os silêncios comunicam... T. Até os silêncios falam... 1. Assim como é comunicação cada página de livro, 2. Cada folha de jornal, 3. Cada som de receptor de rádio, 4. Cada imagem de televisão, T. O que salva os homens e o mundo é a comunicação. 1. As inimizades 2. Os desentendimentos 3. Os crimes, o ódio e a inveja 4. O ciúme, a guerra e a destruição T. Tudo isso, em última instância, é falta de comunicação (...) 1. Ao contrário, no gesto da mão em oferenda. 2. Na eloqüência de um sorriso ou de um perdão. 3. Na ternura de um olhar ou do próprio silêncio(...) T. Em tudo isso encontramos a presença de comunicação Roque Schneider. Jograis do cotidiano. 3.ed., São Paulo: Paulinas, 1976, p.51- 3.

As coisas que a gente fala ( Ruth Rocha) Declamação pela aluna Jordane


A linguagem do Pê ... nova linguagem dos alunos



Palavras informam o quê ? As palavras informam o que pensamos, sentimos, aprendemos... Enfim, com as palavras, agimos e interagimos com as pessoas, com o mundo. Mas elas não são empregadas soltas, unem-se e organizam-se articuladamente de modo a produzirem textos orais e escritos. Nas mais diferentes situações, convivemos com textos dos mais variados gêneros; relatamos, narramos, instruímos uma receita, expomos, argumentamos com o intuito de convencer o interlocutor do nosso ponto de vista. É nosso propósito levá-los a se apropriar dos mais variados tipos de texto que circulam socialmente numa legítima interação verbal. Portanto, sintam-se convidados a lidar com os múltiplos caminhos da linguagem. Pensamos, sentimos, aprendemos... Enfim, com as palavras, agimos e interagimos com as pessoas, com o mundo. Mas elas não são empregadas soltas, unem-se e organizam-se articuladamente de modo a produzirem textos orais e escritos. Nas mais diferentes situações, convivemos com textos dos mais variados gêneros; relatamos, narramos, instruímos uma receita, expomos, argumentamos com o intuito de convencer o interlocutor do nosso ponto de vista. É nosso propósito levá-los a se apropriar dos mais variados tipos de texto que circulam socialmente numa legítima interação verbal. Portanto, sintam-se convidados a lidar com os múltiplos caminhos da linguagem.

Trabalho dos anos 60 9º Ano 901

ANOS 60 A Época que Mudou o Mundo... Os anos 50 chegaram ao fim com uma geração de jovens, filhos do chamado "baby boom", que vivia no auge da prosperidade financeira, em um clima de euforia consumista gerada nos anos do pós-guerra nos EUA. A nova década que começava já prometia grandes mudanças no comportamento, iniciada com o sucesso do rock and roll e o rebolado frenético de Elvis Presley, seu maior símbolo.A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando. As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade "On the Road" [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da década.Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento. Vitor e Leandro explicam sobre a construção de Brasília
Jhemifer , John e Poliana falam da moda dos anos 60
















Thales mostra os cabelos à Elvis Presley

Arte Dramática : Teatro 6º ano 601



Foco deste ano da Campanha da Fraternidade é a conscientização e alerta sobre questões ambientais
Os olhos do mundo estão voltados para os problemas atuais do meio ambiente e, várias campanhas têm sido feitas para a preservação do planeta. Seguindo essa tendência, a igreja católica mostra que também está preocupada com esses temas. Como acontece todos os anos no inicio da Quaresma, é lançada a Campanha da Fraternidade, e o tema de 2011 é Fraternidade e a vida no planeta, com o lema “A Criação Geme em Dores de parto” (Rm 8.22). A turma do 6º ano também preocupou-se com a vida no planeta e representou através de encenação sua preocupação com a vida no planeta .
Estamos diante de um momento crítico na história da terra, somos convidados a escolher o nosso futuro. Como família humana, devemos somar forças para gerar uma sociedade que seja sustentável, baseada no respeito pela natureza, aos direitos humanos, promovendo uma justiça econômica e construindo uma cultura de paz.