terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Aunos do 9º Ano


Foi um prazer tê-los como alunos, sejam muito felizes!!!

Mensagem de Natal

A todos alunos e professores:
Que sonhemos com o dia em que o mundo seja como um natal todo o dia , assim seja Amém ..
FELIZ NATAL !!!!!!!!!!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Spa Escolar Corpo e Alma

Livro :Complexo de Cinderela, da escritora Colette Dowling
Para quem quiser saber mais SOBRE BELEZA, ALMA e até mesmo como se valorizar como MULHER sem complexos , sugiro o livro Complexo de Cinderela, da escritora Colette Dowling. É um livro antiguinho, mas que fala de modo muito claro do assunto e até tem algumas dicas interessantes para se livrar desse complexo, caso ele esteja fazendo mal à sua vida.
O SPA na escola foi uma oficina que proporcionou a quem quis passar por uma transformação, visando o resgate da auto-estima por meio de cuidados com a pele, cabelos, unhas e corpo. Muitos vieram conferir!!!! E se surpreenderam com a transformação de todos...



Livro :Complexo de Cinderela, da escritora Colette Dowling






























segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Projeto: Pense Leve, Pense Teen! Teen! Saúde!

Desde o início da unidade sobre Ser Diferente, trabalhamos em Língua Portuguesa e Inglês textos relacionados ao universo da adolescência, à psicologia, aos valores, sensibilidade e saúde dos adolescentes. Discutimos sobre os textos sobre Controle da obesidade e A epidemia de diabetes do autor Dráuzio Varela, reportagens das revistas Época e Veja Doença de homem da autora Elisa Martins e pesquisas na Internet através do Google. Sabemos que no Brasil, a obesidade já preocupa mais do que a desnutrição. Em 2004, um relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que entre os 20% mais pobres do País, 27% dos homens estavam com peso acima do ideal e apenas 9,5% manifestavam falta de peso. Já entre as mulheres de baixa renda, 38,2% estavam com quilos extras enquanto 6,6% tinham peso inferior ao recomendado.Entre as crianças brasileiras, o panorama também é pouco otimista. Em recente pesquisa, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia constatou que 15% delas são obesas. O exemplo, possivelmente, vem de casa, já que 40% da população adulta do País estão acima do peso. O índice é alto, mas mesmo assim passa longe dos impressionantes dados colhidos nos EUA. Ali, quase 80% das pessoas estão acima do peso: é a maior população gorda do planeta.Os alunos da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro, neste bimestre foram avaliados para a detecção de obesidade entre os alunos. Foi verificado peso, altura, circunferência da cintura, além de ser realizada a aferição da pressão arterial. Os trabalhos foram desenvolvidos pra Feira de Conhecimentos em 03/12/2010

















Projeto: Sala de Leitura e Releituras Aluno/ Leitor - Criador de linguagens

O ensino tradicional de Língua Portuguesa é visto como algo monótono, desmotivante e insatisfatório. Assim, faz-se necessário que o professor afaste-se da postura puramente conteúdista e adote a concepção de ensino a partir do texto. É importante levar os alunos a dominarem não somente a leitura e a escrita, mas também a combinarem as palavras que leem e escrevem, possibilitando compreensão mais eficaz das informações e conhecimentos que circulam na sociedade em que vivem. Percebe-se, desse modo, que o ensino de língua materna extrapola as interpretações superficiais e as regras gramaticais, vai além, muito além, partindo-se do discurso, viajamos pelas linguagens e nos deparamos com intertextos e interdiscursos de surpreendentes leituras. Nesta ótica, o ensino de língua, através dessa prática, possibilitará que o educando entenda, analise, discuta e opine sobre os problemas da sociedade contemporânea e desse modo construa a sua autonomia.
Ø Convivendo com os alunos observei a dificuldade que eles têm para: interpretar um problema de matemática, um texto de ciências, um livro de literatura, Inglês etc.; expressar suas idéias, o que sentem e o que pensam através da escrita.
Ø Estes alunos precisavam aprender a expressar o que sentem e o que pensam para conseguirem se realizar com mais facilidade ao longo da vida.
O estudo da língua portuguesa e a leitura são ingredientes básicos e fundamentais nesse processo. QUEM LÊ E INTERPRETA O QUE LEU, RESOLVE QUALQUER PROBLEMA
Poesia à prosa…
Contos porque trazem histórias completas, e permitem a percepção da mesma como um todo, num tempo menor de leitura, principalmente porque a atenção dos alunos é facilmente distraída.
Os romances lê-los em capítulos, sempre parando em uma parte que instigue a curiosidade deles pra saber o resto da história.
Ler poemas é os preferidos na sala. Além disso, servem para que percebam as diferenças entre a linguagem da prosa e a da poesia, observando o ritmo próprio do poema, mostrando-lhes que sua linguagem extrapola os limites da realidade, e mexe com nossos sentidos
Nosso objetivo foi criar um ambiente de leitura e também fazer propaganda do prazer que se encontra nos livros