terça-feira, 15 de junho de 2010

Valor Humano Não-Violência











































Harmonização
Livro Utilizado na aula:
TÍTULO: Marginal à Esquerda
AUTORA: Angela-Lago
ILUSTRADORA:Angela-Lago
SINOPSE:
Angela-Lago conta a história de Miúdo, um garoto que encontra, na música, sua verdadeira vocação. Mas a trajetória desse garoto não é fácil; morador da periferia vive o contexto de uma dura realidade, mesmo assim tem atitudes de NÃO VIOLÊNCIA apesar da grande violência da favela em que vive.O arrojado projeto gráfico do livro une-se à fugacidade das ilustrações, fazendo-nos mergulhar numa atmosfera envolvente e onírica. Este livro Marginal à esquerda, de Angela-Lago, é um livro impactante, singelo e instigante, que trata dos problemas sociais e da violência urbana .
CONCLUSÃO DO TRABALHO COM MAQUETE
Os alunos do PAV da professora Marivane fizeram uma maquete onde retratamos a favela e a cidade e suas diferenças,injustiças sociais.
A não-violência começa por aprendermos como sermos menos violentos e mais compassivos com nós mesmos. Aprendemos criando coragem para falar e agir com respeito, honrando e reverenciando nosso próprio ser. Eleonor Roosevelt nos incitou sobre Coragem: "Vocês devem fazer as coisas que pensam que não conseguem fazer. Missão "Minha vida é minha mensagem" disse Gandhi. Escreva a mensagem que você quer para sua vida. Pense em ao menos uma forma de demonstrar, através da ação, que você luta peles seus princípios. Faça uma ação hoje.
Martin Luther King tinha um grande sonho. Qual é o seu sonho de paz?
Escreva.
O que você pode fazer para honrar esse sonho?
Faça isso hoje.
Gandhi escreveu: “A não-violência se baseia no pressuposto de que a natureza humana... invariavelmente reage aos avanços do amor”. Hoje, concentre-se naquilo que você mais aprecia na pessoa que você menos gosta. “Paz é um pensamento especial ou um amor ou luz ou fagulha especial que todos partilhamos dentro de nós”
Thich Nhat Hanh escreveu: “Pratique regar sementes de alegria e paz e não apenas sementes de raiva e violência, e os elementos de guerra em todos nós serão transformados”
Hoje me alegrei com o trabalho que fizemos. Celebramos o trabalho que nós realizamos( confecção de uma maquete) ,assim nos juntamos com tantos outros, que acreditam que cada indivíduo pode mover o mundo na direção da paz com suas escolhas e ações não-violentas. “Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos atentos e empenhados podem mudar o mundo, Na verdade, isto é a única coisa que consegue'. (Margaret Mead).
A Não-Violência nos desafia a lutar pela verdade agindo de forma a : Honrar a dignidade e o valor de cada ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Alunos(as), Amigos (as),Professores deixam os seus comentários...
Espero que gostem do meu blog.
Patrícia