terça-feira, 25 de março de 2014

Hora da História

Ler tem que ser divertido, tem que dar prazer a quem está lendo. Ler é prazer. 

Existem muitos progressos no que diz respeito à formação de leitores. Mas ainda exibimos vergonhosos 28% de índice de analfabetismo funcional, enquanto somente cerca de 25% da população tem o domínio pleno da língua portuguesa. Já está provado que o simples fato de ir à escola não garante aprendizagem e cultura. É preciso mais.

Ninguém nasce leitor. Um leitor nasce quando pega pela primeira vez um livro para brincar, ou mesmo mordiscar, ainda bebê. Com a familiaridade, com o fácil acesso, com toda a família lendo junto e lendo na frente da criança, dando o exemplo. Com histórias de dragões e princesas antes de dormir, com gibis em quadrinhos e mesmo com a obrigação de ler um livro para prova na escola. Com o incentivo à leitura através de bibliotecas públicas, contação de histórias, encenações de peças baseadas em livros, com professores que despertem em seus alunos a paixão pela leitura, deixando de lado aulas burocráticas, instigando seus alunos a entender, interpretar e produzir textos com qualidade.
Hora  da História
Li o livro infantil Adivinha quanto eu te amo e me apaixonei. O livro de Sam McBratney conta a história de amor entre o coelho pai e seu filho de uma forma muito simples, leve, doce e romântica. 

Sipnose:
Às vezes, quando se ama alguém muito, mas muito mesmo, fica o desejo de achar um jeito de mostrar quanto esse sentimento é grande. Nesta fábula, o Coelhinho e o Coelho Pai vão acabar descobrindo, que o amor não é uma coisa assim tão fácil de medir... 

Recomendo a leitura do livro para o simples prazer de ler ou para o trabalho com o tema dias dos pais, pois o livro destaca os laços afetivos familiares e estimula a expressão dos sentimentos.  Por fim, não dá para dizer muito pois o livro é pequeno. Então, leia e aprecie.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Alunos(as), Amigos (as),Professores deixam os seus comentários...
Espero que gostem do meu blog.
Patrícia