sábado, 29 de junho de 2013

Projeto Adolescer - 8º Ano - 801

A adolescência é uma fase caracterizada por alterações físicas, mentais e sociais, e representa um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância. Essa transição é influenciada pela a adoção de hábitos pessoais, adquiridos no domicílio e no ambiente escolar, que podem modificar a saúde do corpo em desenvolvimento e levar ao aparecimento de distúrbios orgânicos que acompanham toda a adolescência e repercutem na vida adulta. A escola é um espaço de grande importância para o desenvolvimento do estudante, pois, além do programa de ensino, a educação em saúde, envolve a identificação das condições orgânicas gerais e hábitos do adolescente e planejamento de ações para a promoção, proteção e recuperação da saúde.
 Leitura : Dez atitudes para criar filhos mais felizes:
  1. Amor é essencial. É importantíssimo aceitar e apoiar os filhos como realmente são, mostrando que os ama deste jeito e aproveitando cada momento junto deles.








  2. Administrando o estresse. Reservar um tempo para você relaxar, procurando fazer exercícios ou algo que te faça bem, é algo que ajuda no equilíbrio emocional. Se tudo isso ainda não adiantar, invista na psicoterapia para entender e controlar melhor os seus sentimentos e ações.
  3. Habilidades do relacionamento também conta. Manter uma relação saudável com o parceiro ou com outras pessoas importantes na sua vida e na da criança, demonstra quanto é importante manter relações afetivas verdadeiras.
  4.  Incentivo à autonomia e à independência. É fundamental tratar os filhos com respeito e estimulá-los a se tornar pessoas confiantes e com iniciativa.
  5. Acompanhar a aprendizagem. É importante que os pais valorizem e acompanhem as curiosidades de seus filhos, mesmo as mais simples.
  6. Preparando para a vida. Converse sobre temas delicados, como medo, sexo e morte em linguagem acessível, bem como orientá-los e prepará-los para assumir responsabilidades.
  7. Atenção no comportamento. Reconhecer e reforçar positivamente as boas atitudes e recorrer ao castigo somente quando outros métodos, como conversar, já falharam mais de uma vez.
  8. De olho na saúde. Bons pais propiciam um estilo de vida saudável e estimulam bons hábitos como exercícios regulares, higiene e alimentação adequada para seus filhos.
  9. Falando de espiritualidade. Apoiar o desenvolvimento da religiosidade e a preservação da natureza, o respeito ao outro e às diferenças, evitando a disseminação de preconceitos e intolerância.
  10. Dar segurança. É importante se empenhar para proteger os filhos de situações de risco e manter-se vigilante quanto a suas atividades e amizades.
Ao mesmo tempo, leitura e reflexão do papel   da sociedade à qual se destina a aplicação do projeto , desenvolvendo e fortalecendo as qualidades internas: auto-estima, reconhecimento, respeito e trabalhando algumas dificuldades, como por exemplo a timidez .Ao retratar no  portfólio panorama destes jovens, vemos muitas vezes que em boa parte dos casos, seus cotidianos são permeados por violência, falta de perspectiva de vida, poucas referências positivas tanto na comunidade, como na própria família, poucos espaços públicos destinados a essa faixa etária, vulnerabilidade destes que se tornam alvos fáceis frente ao problema das drogas. Estudos mostram que mesmo as crianças e adolescentes que moram com as famílias estão em situação de risco pois há fatores como violência familiar, prostituição, maus-tratos, drogas, dificuldades de aprendizagem.     
        É conseqüência de atitudes características pessoais, histórias de vidas e encontros com outro. Em sempre se apresentam e, sempre se apresentará como desejo universal de todo ser humano. Após leituras e análise  sobre ‘’Adolescer   ‘’ ,  houve a montagem de diversos portfólios sobre o tema abordado .




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Alunos(as), Amigos (as),Professores deixam os seus comentários...
Espero que gostem do meu blog.
Patrícia