1. CONTEXTO E JUSTIFICATIVA:
O Brasil possui um riquíssimo patrimônio no campo da cultura popular, singular pela sua pluralidade, gerada pelo hibridismo etnográfico, racial, social e religioso desde a sua formação.
Esses bens culturais de natureza imaterial sobrevivem graças à força e a resistência dos grupos sociais que lutam para preservar a sua identidade cultural, através da prática de costumes e cultos de suas crenças e valores.
Essa resistência sobreviveu á evolução industrial, resiste ao processo de globalização e ao poder com que atua a indústria cultural nos meios de comunicação de massa, levando a população ao consumo de modismos pueris e de uma uniformidade lastimável.
A cultura popular, entretanto, alheia a esses interesses e mecanismos, consegue manter com integridade, seus valores, merecendo das instituições ligadas à cultura, uma atenção muito especial e necessária.
O Projeto “Encontro com o Folclore” planejado pelos professores da área de linguagem (Língua Portuguesa , L. E. M. Inglês e Geometria) da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro, muito atento a esses fatores, fundamentou-se na pesquisa, registro e promoção da cultura popular, abordando-a em toda sua extensão e complexidade nos campos das idéias, das crenças, costumes, artes, linguagem, moral, direito, reconhecendo e promovendo as formas legítimas de sentir, pensar e agir do nosso povo, colaborando na preservação do nosso patrimônio e na auto-valorização dos grupos sociais que a praticam.
2. OBJETIVOS:
Ø Resgatar as manifestações culturais e sociais;
Ø Aprimorar o aprendizado de nossos alunos;
Ø Desenvolver a percepção visual e interativa dos alunos, promovendo diversão e conhecimento ao mesmo tempo;
Ø Estimular à percepção, a criatividade, a ampliação do vocabulário e a cultura em geral;
Ø Promover a participação dos pais na mostra planejada, assegurando assim, a realização do DIA F (Dia da família na Escola)
3. ABRANGÊNCIA:
Ø Alunos das séries finais do Ensino Fundamental;
Ø Alunos do Ensino Médio;
Ø Alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos);
Ø Alunos do PAV (Programa Acelerar para Vencer);
Ø Alunos do PROERTI.
Ø Família
CONTEÚDOS ABRANGENTES:
Ø Língua Portuguesa;
Ø Língua Estrangeira Moderna – Inglês;
Ø Artes
4. ESTRATÉGIAS
Ø Reunidos, cada professor da área de linguagem selecionará um tópicos das manifestações folclóricas para ser trabalhada com seus alunos na semana compreendida entre os dias 16 e 21 de agosto;
Ø Cada professor selecionará ainda a série com a qual desenvolverá seu trabalho;
Ø Planejar, após leitura e discussão de textos em sala, junto com os alunos, a melhor forma de apresentar as conclusões nos estandes a serem montada no dia 22 de agosto;
Ø Selecionar os grupos de apresentação;
Ø Coordenar o trabalho de pesquisa;
Ø Orientar a montagem dos estandes.
5. RESULTADOS ESPERADOS:
Que através do trabalho com este projeto, nossos alunos possam apreender mais conhecimento e diversão acerca dos conteúdos abrangentes no projeto, tornando-se os agentes do conhecimento.
Esperamos ainda que a participação da família ocorra de forma favorável à aprendizagem dos alunos.
6. TÓPICOS DAS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS
Professores responsáveis
Série
Quantidade de estandes
Comidas Típicas
Chás e Medicina Alternativa
Mitos e Lendas : Tangram , Dobraduras e pintura em madeira
Provérbios / Travalínguas / Ditados
Artesanato
Brinquedos
7. Equipe Responsável:
Adriana Diniz , Gilda Rozaine Muniz Cabrine
Kelly Cristina Souza Gonçalves , Tânia Cristina
Patrícia Bernardes Franco , Sônia Maria Rodrigues dos Santos
Ricardo Urbano Silvério
8. Cronograma do dia da apresentação
19:00 h: Abertura da mostra com palestra sobre o folclore e encenação teatral da peça ‘’ Bumba Meu Boi) seguido de brincadeiras de roda desenvolvidas em grupos sob a responsabilidade da euipe responsável e de seus alunos, finalisando assim com visitas ás estande montadas no pátio da escola.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá
Alunos(as), Amigos (as),Professores deixam os seus comentários...
Espero que gostem do meu blog.
Patrícia