segunda-feira, 25 de abril de 2011

Roteiro de trabalho sobre o filme
Ficha de Analise de Filmes/Modelo I

Caro (a) aluno (a)

Estou disponibilizando para você um modelo de ficha de análise para subsidiar o trabalho dos filmes propostos neste bimestre, escolha na página do início da unidade o vídeo que lhe agrade.
Como coloquei este é um modelo, portanto deve ser usado e enriquecido, melhorado e aprimorado com a sua colaboração. Pretende apenas indicar alguns caminhos para o nosso olhar diante do texto audiovisual que propomos e sua relação com outros textos trabalhados.
Espero que contribua para aprimorar a percepção crítica sobre o cinema e principalmente reforçar a importância da linguagem audiovisual no processo de aprendizagem.

1 – Dados Técnicos
Titulo do Filme Original:_____________________________________
Título em Português:_________________________________________
Equipe Técnica (direção, produção, técnicos, roteiro, figurino, fotografia, elenco principal,etc.___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Análise pessoal:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Questões para analise do filme escolhido:
1) Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique a sua resposta.
2) Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme?O quê?
3) Algum elemento do filme não foi compreendido?
4) Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
5) Selecione uma sequência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que a sua motivação tem a ver com o tema do filme?
6) Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?
7) Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?
8) Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?
9) Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?
10) Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros (ou verossímeis)? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis á realidade. Quais as sequências que parecem menos realistas? Por quê?
11) Qual é a síntese da história contada pelo filme?
12) Como a montagem do filme interfere na história contada pelo filme?





BOM TRABALHO Patrícia

3 comentários:

  1. Gostei muito de sua ficha e vou usá-la com meus alunos de informática, vou publicá-la no blog da escola eegaudencio-eti.blogspot.com para os alunos poderem fazer analise critica do filme sobre bullying e da síndrome de down

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrícia!
    Muuito obrigada por esta iniciativa maravilhosa de desponibilizar o roteiro para análise de filmes. Me ajudou muito mesmo.

    ResponderExcluir

Olá
Alunos(as), Amigos (as),Professores deixam os seus comentários...
Espero que gostem do meu blog.
Patrícia