‘’Do fascínio de ler nasce a partir do fascínio de contar, e contar histórias hoje significa salvar o mundo imaginário. ’’
ÁREA: LINGUAGEM, LEITURA E LITERATURA
Elaboração: Profª. Patrícia Bernardes Franco
PIRAJUBA – MG
Fevereiro – Dezembro 2013
APRESENTAÇÃO
Apesar de ser um termo ainda desconhecido para muitos a competência informacional é de grande importância principalmente para o ambiente da biblioteca escolar, pois é nesse espaço que os educadores formam cidadãos capazes de buscar informações nos mais variados suportes e mais diversos meios. (Realmente, é um termo que exige muita discussão e com certeza abrange muito mais aspectos que se imagina) A leitura é uma proposta de abertura de portas, de alargamento de horizontes. Mário de Andrade, já em 1939, assim se expressava a respeito: “A criação de bibliotecas populares me parece uma das atividades mais necessárias para o desenvolvimento da cultura brasileira. Não que essas bibliotecas venham resolver qualquer dos dolorosos problemas de nossa cultura [...] mas a disseminação, no povo, no hábito de ler, se bem orientada, criará fatalmente uma população urbana mais esclarecida, mais capaz de vontade própria, menos indiferente à vida nacional” (SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS, 2006).
Quando falamos em leitura, logo nos remetemos à ideia de uma pessoa concentrada com um livro ou um jornal na mão. Imaginamos letras e mais letras. Pois bem, leitura é o que você está fazendo agora, mas leitura abrange outros significados, é muito mais do que imaginamos. Quando escutamos a melodia de uma música estamos fazendo leitura. Quando admiramos uma pintura de um quadro, quando sentimos o sabor de um chocolate, quando sentimos o cheiro da terra molhada pela chuva, quando sentimos o frio de uma pedra de gelo na mão, enfim, tudo o que sentimos, vemos e ouvimos passa pela leitura. E essa leitura de vida que fazemos a todo instante nos ajuda a fazer a leitura das letras, dos sinais gráficos espalhados ao nosso redor. Partimos da constatação que a leitura do mundo precede a leitura gráfica, como já dizia Paulo Freire. Se não pudermos acrescentar ao ato de ler as nossas vivências e as leituras do mundo, pouco nos servirá o esforço e o tempo despendido nessa tarefa.
JUSTIFICATIVA
A meta de 2013 será transformar a biblioteca em um espaço ativo para aprimorar cada vez mais os índices de leitura. Lembrando que a ‘’Biblioteca é a porta de entrada para o conhecimento, fornece as condições básicas para o aprendizado permanente, autonomia das decisões e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais’’ ( Manifesto da Unesco (1976, p.158-163))
OBJETIVOS OBJETIVOS:
Estimular a leitura, conservar o hábito e o prazer em ler.
Divulgar a Literatura Infantil e Juvenil, contribuindo na formação do aluno e na sua concepção de mundo através da literatura e a leitura.
Privilegiar momentos de oralização da escrita
Avaliar a oralização da escrita em relação à fluência, entonação
Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos e hipertextos;
Oferecer tempos e espaços de leitura diferentes aos da escola para os jovens e as famílias, em comunidades que estão distanciadas da cultura escrita e falada;
Fomentar o gosto pela leitura, em educadores e alunos, programar práticas leitoras ricas e diversificadas em todas as áreas do conhecimento;
Sensibilizar, difundir e favorecer a leitura nos espaços pedagógicos e comunitários, permitindo que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que leem e constroem a sua própria história cidadã;
Tornar a relação escola-comunidade mais íntima;
Propiciar a formação de educadores, e alunos leitores e produtores de textos nas diversas áreas do conhecimento; Oportunizar aos sujeitos leitores, a possibilidade de repensar o real, pela compreensão mais aprofundada dos aspectos que o compõem, através das várias oportunidades de leitura;
Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que se escreve para que alguém leia; Desenvolver as capacidades das habilidades linguísticas falar, escutar, ler e escrever;
Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo;
Propor situações de práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais;
Incentivar os educando a participar dos concursos de leitura e redação promovidos pelas entidades educativas;
Valorizar as produções textuais dos alunos, incentivando a publicação e divulgação das mesmas;
Programar atividades e produtos para a promoção da leitura informativa e recreativa na escola.
Oportunizar o livro de literatura infantil e juvenil através da contações (Hora do conto, História com diversas técnicas (uso do livro, avental literário, oficinas, flanelógrafo, oficinas, etc.)
Promover Dia da Leitura, Pira lira, Corrida da Centopeia Literária, Pequenos Contadores de histórias e A Escola vai ao Teatro e Livrarias.
PÚBLICO-ALVO Alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Professor ‘’ Lázaro Rosa Muniz’’
METODOLOGIA
Atividades de sucesso que continuarão em 2012:
1-Hora do conto / contação de história – por meio da arte da contação de histórias, procuro seduzir o ouvinte à palavra escrita. Esse trabalho pode ser comparado ao do agricultor que consiste em preparar a terra, adubar, jogar as sementes, irrigar e mais tarde colher; procuro preparar o local, deixa-o agradável e receptivo. Depois o encho de livros e textos. E começa: leio, conto dramatiza histórias, declama poesias, exploro as ilustrações e realiza outras atividades criativas. E preciso cuidar irrigar o pensamento periodicamente, para não deixar secar o imaginário e a fantasia. É o momento de descoberta de um leitor apaixonado, essas tarefas foram e serão prazerosas, pois a cada dia novas descobertas vão surgindo. Os próprios leitores vão trazendo as novidades e tornando- se amigos, colaboradores da leitura e muitas vezes nem percebem seu envolvimento, tamanha a satisfação em compartilhar. A hora do conto ,este assunto merece uma discussão mais ampla, pois dentre as diversas formas de dinamizar o espaço da literatura infantil, a mais importante é sem dúvida a contação de histórias.
2-Atividades criativas: _ Porcelana fria ou biscuit – confecção de personagens da obra da literatura brasileira por meio do conhecimento teórico– prático. _ Meia de seda – com técnicas usando recursos simples como a meia de seda confecciona-se trabalhos manuais relacionados às datas comemorativas do calendário brasileiro. _ Caixas artesanais – confecção de caixas de papelão com várias formas e divisórias, para serem utilizadas como portas- jóias, porta objetos para presente. _ Saraus literários – por meio da música e da leitura dramática de poesias, o evento propõe temas específicos da literatura brasileira (as diversas escolas literárias, centenários de nascimento ou de morte dos poetas, datas comemorativas etc.). _ Origami – arte milenar de dobradura em papel muito apreciada por jovens e adolescentes. A atividade pode ser relacionada à confecção de personagens da literatura. Segundo Piaget (1975), o desenvolvimento cognitivo está atrelado à capacidade de criar símbolos, a qual depende da imitação, do jogo, do sonho e da representação. Nos primeiros anos escolares, as crianças estão em plena fase do jogo simbólico, e a literatura pode ser importante aliada no desenvolvimento cognitivo, pois ativa a função simbólica, o imaginário, a linguagem, a compreensão do mundo por meio do faz-de-conta.
Na literatura, a criança preenche significados e recria o mundo por meio do conhecimento e da emoção. _ Apresentação teatral – apresentação de histórias utilizando vários recursos que valorizem a cultura local. Que tal sugerir um dia por mês para uma apresentação de uma peça inspirada em algum livro? Formar um grupo de teatro na biblioteca, marque horários e locais de ensaio de forma que não prejudique o funcionamento da biblioteca e da escola. Divulgue bem a apresentação e, é claro, valorize o autor e o livro. “Usando uma linguagem criativa, Lobato rompeu a dependência com o padrão culto: introduziu a oralidade tanto na fala das personagens como no discurso do narrador. “Em seus textos, o discurso flui espontaneamente, com o resgate da situação original que dá sentido ao processo comunicativo” (AGUIAR, 2001, p. 25 e 26).
- Sacola Literária - O projeto nasceu do objetivo de sensibilizar, difundir e favorecer a leitura nos espaços pedagógicos e comunitários, permitindo que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que leem e constroem a sua própria história cidadã através das Sacolas Literárias que irão serão pelos alunos da Escola Municipal Professor 'Lázaro Rosa Muniz ‘’CEMEI Tornando a relação escola-comunidade mais íntima com a Leitura e Literatura .
_ Colcha Literária - preparar uma exposição de charadas, parlendas, adivinhações (“o que o que é?”), trava-língua, piadas e curiosidades. Explorar o folclore brasileiro e expor livros com o tema. E, ainda, preparar cartazes com charadas e marcar um dia para a resolução. Propor desafios aos alunos para que eles se sintam encorajados e capazes de solucionar problemas. Essa é uma forma de aproximação do leitor com a biblioteca.
_ Corrida da Centopéia- Como troféu, para qualquer premiação, dando um livro ou algo relacionado com a leitura, como um marcador de páginas.e dia em teatro / cinema
VI PiraLira – Ler é bom + Algumas atividades relacionadas com o livro :
_ Fuxico – por meio de retalhos de tecidos confeccionam-se bolsas, capas de almofadas, blusas, colchas de cama e outros artigos artesanais. _ Bonecos – confecção, manipulação, estudo e conceito de bonecos. _ Pintura em tela
– noções básicas de pintura acrílica e em óleo, utilizando temas inspirados na literatura brasileira. _ Máscaras – confecção de máscaras teatrais e folclóricas individuais e personalizadas, além do estudo sobre as várias formas e suas aplicações. _ Concurso de poesia – é uma forma de incentivar a produção literária na biblioteca. _ Palestras e seminários educativos – podem ser de temas atuais ou de acordo com as necessidades da comunidade. Por exemplo: DST/Aids, uso indevido de drogas, gravidez na adolescência etc.
Novidades em 2013
1-Fazer uma entrevista na sua comunidade e recolha as melhores impressões que as pessoas já tiveram ao ler um livro. Não se esqueça de anotar o nome do livro e do autor. Registre tudo no seu memorial de atividades realizadas .
2- O mural interativo pode ser colocado em lugar de destaque na biblioteca. Nele, os leitores poderão sugerir títulos que mais gostaram de ler, os títulos que ainda não leram, criticar o enredo, a ilustração, os personagens etc.
3- Navegando na leitura uma vez por mês, programe um dia de vídeo. Procure títulos que foram inspirados em livros. Crie um ambiente gostoso, aconchegante. Fale um pouco sobre o filme que vai apresentar, sobre o autor e sobre o conteúdo. Deixe uns minutos para que os alunos façam um comentário sobre o que viram ou peça que eles escrevam algumas linhas para afixar no mural. através de vídeo .
4-_ Encontro com o escritor – por meio de oficinas literárias e leituras das obras, o leitor é preparado para o encontro com o escritor.
A intenção é aproximar o leitor do livro e do seu criador
CONTEÚDO DOS TRABALHOS Todos as disciplinas serão trabalhadas, de forma interdisciplinar CRONOGRAMA Todo ano letivo de 2013
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Patrícia