terça-feira, 23 de março de 2010

Projeto: ´´ Heróis de todos os tempos´´.

Nossos heróis de ontem e de hoje.
Disciplina: Língua Portuguesa Ensino Fundamental – 7º Ano 701
Assunto: Conceito de tempo, noção de sucessãoTipo: Metodologias Para que os alunos construam essa noção de tempo, uma atividade que pode desafiá-los a expressar suas hipóteses e a estabelecer comparações entre diferentes momentos é a pesquisa sobre seus heróis e os de seus pais. Primeira etapa:Para criar um clima favorável à proposta, inicie uma conversa sobre os heróis dos alunos. Ao final dessa conversa, relacione os mais significativos para o grupo: Batman, Homem Aranha, Pokémon, Barbie etc. Observe se há, entre outras possibilidades, um: Herói comum ao grupo todo; Herói para os meninos; Herói para as meninas. Herói da família Herói anônimo: Charles Chaplin O passo seguinte é orientar a pesquisa. Definidos pelo menos dois heróis, divida a classe em cinco grupos e convide-os a coletar, individualmente, materiais sobre os personagens: brinquedos, revistas, jogos, gravuras. Determine com os alunos o tempo mais adequado para essa coleta. Cada grupo, com base no material coletado, deverá elaborar um cartaz e criar um slogan pertinente às características e qualidades colhidas pelo grupo acerca do herói escolhido. Depois disso, exponha os cartazes feitos pelos grupos de preferência num local escolhido por eles. Se possível, estimule outros tipos de produção, como dramatização, desenhos, produções no computador. Segunda etapa: Em seguida, lance o desafio da pesquisa dos heróis dos pais dos alunos. É importante definir um tempo adequado para essa pesquisa considerando as especificidades das classes.Concluído o levantamento, tabule os dados com os alunos. Em seguida, proponha a análise dos dados com base nas seguintes questões: Todos os pais tiveram heróis? Quais foram os heróis de seus pais? As causas defendidas pelos ídolos dos pais são as mesmas dos heróis de vocês? Qual a diferença entre os ídolos dos pais e os heróis de vocês? Quanto tempo passou para surgirem novos heróis? Por que isto aconteceu? Enfatize junto aos alunos a concepção de tempo histórico, analisando épocas de um mesmo tempo e de outros. O tempo vivido precisa ser aproveitado em todas as atividades escolares, pois é a partir dele que melhor se compreende e se estabelece relações com os tempos mais distantes e não vividos pelo indivíduo. Outro aspecto a ser trabalhado são os princípios e valores que esses heróis defendem. Fale sobre o aparecimento de heróis na cultura grega e romana e os heróis “nacionais”, por exemplo, Tiradentes, Duque de Caxias e outros. Observe com eles os interesses – econômicos, políticos, financeiros - que são mobilizados quando se “fabrica um herói”. Para finalizar a proposta, organize uma exposição dos cartazes e desenho dos pais com o título “Heróis de Ontem e de Hoje”.









Alunos do 7º Ano 701, observe a evolução dos heróis no decorrer do tempo... Todos nós temos nossos heróis, descubra seu herói.


Um comentário:

  1. Que bom ver "MEUS LINDOLFOS" fazendo sucesso agora em outra escola.Que saudadessss.
    Parabéns Patricia, vc mereçe tudo de bom que te acontece.Beijosssss

    ResponderExcluir

Olá
Alunos(as), Amigos (as),Professores deixam os seus comentários...
Espero que gostem do meu blog.
Patrícia