sábado, 28 de abril de 2012

Objetos Antigos dos anos 60 foram tema da aula Língua Portuguesa

Os estudantes do 9º ano - 901 desenvolveram uma atividade muito interessante para contemplar o assunto trabalhado em aula: O sonho acabou? Por que estudamos anos 60? Eles foram desafiados a trazerem um objeto antigo que pertencesse à família e, contar oralmente a sua história.Após a apresentação, cada estudante pode observar os objetos dos colegas e perguntar sobre os mesmos. Então, cada estudante registrou o trabalho por escrito a troca da experiência realizada.

Desfile dos anos 60

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Anos 60: A década da virada

“Até os anos 60, a mulher que trabalhava fora - quando trabalhava - tinha profissões que eram quase uma extensão do seu papel na família: o de educadoras, o de cuidar do outro” "O feminismo brigou por todo o tipo de liberdade e pela liberdade sexual também. Até então, a questão da virgindade era primordial para o desempenho do papel feminino. A quebra da idéia de virgindade como valor acabou nos anos 60", explica a antropóloga Mirian Goldenberg, professora do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Para ela, o questionamento provocado por estes movimentos sociais foram essenciais na ruptura com os antigos modelos estabelecidos. "No Brasil isso chegou muito através do Tropicalismo, um movimento que também pregava a igualdade e a liberdade. Com o movimento hippie vieram a defesa do sexo livre, da experimentação em todos os sentidos. As pessoas se sentiam livres para pensar sobre liberdade, em seu mais amplo espectro", diz Mirian. Livres para pensar sobre liberdade - este é um ponto essencial. Libertar-se de amarras sociais, começar a quebrar os muros que separavam as mulheres de suas escolhas. Um fator predominante neste período de mudança de comportamento foi o posicionamento da mulher no mercado de trabalho. Até os anos 60, a mulher que trabalhava fora - quando trabalhava - tinha profissões que eram quase uma extensão do seu papel na família: o de educadoras, o de cuidar do outro. "Durante os anos 60 e 70 houve a expansão do ensino universitário e com isso as mulheres puderam entrar para a universidade, passaram a pensar a vida profissional de uma forma diferente das mulheres das décadas passadas. Antes, elas faziam o curso Normal para serem professoras, ou um curso técnico de enfermagem. A partir da universidade, as mulheres ampliaram seu campo de atuação no mercado de trabalho", atesta Mirian Goldenberg.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Moda dos Anos Dourados - 60 e 70

O estilo dos anos 60 era muito à base de pintas, vermelhos, pretos, azuis, brancos, etc. Os vestidos eram com decote em V ou sem decote nenhum. Os cabelos eram muito usados como os penteados das fotos e usavam-se muitos enfeites no cabelo (fitas lenços,etc. Quanto á maquilagem os olhos tem de ser pintados com cores diferentes do habitual (verdes, azuis, roxos, etc.) e as pestanas bem compridas.. Nos anos 70 a moda ficou mais 'solta' começaram a aparecer os punks no final da década e e o estilo disco. Os hippies fizeram grande. Como sempre os estilos acabaram por se misturar e usava-se muito roupas hippies com acessórios como botas, lenços, óculos,etc. do estilo disco. Foi quando 'apareceram' as mini-saias Hoje grande mistura de estilos e os cabelos usavam-se de todas as maneiras possíveis e imaginárias! Nesta década o look rock foi a grande tendência e o estilo que está agora lojas tem bastantes influências desta altura se nem que agora está muiiiiiiiito melhor! Pela imagem dá para perceber que o estilo da altura era muito variado e tanto usavam malas ao xadrez como tutus (saias iguais as das bailarinas). As mini-saias eram obrigatórias. O cabelo era usado da maneira mais 'selvagem' possível e a maquilagem muito 'rock'

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Projeto: Fazendo Cena

OS TRÊS PORQUINHOS MALCRIADOS E O LOBO BOM

A mamãe porquinha expulsou os porquinhos, porque eles eram muito malcriados.
O primeiro porquinho malcriado pegou a palha das vaquinhas e construiu uma casa mau feita. O lobo estava passando por ali e pensou... “Meu! Que casa mais mau feita!”
E o lobo foi tentar ajudar e disse:
— Porquinho, porquinho deixa eu entrar?
O porquinho logo respondeu:
— Não, não encoste uma pata na minha casa porque eu vou soprar e chutá-lo daqui.
O lobo saiu triste.
O segundo porquinho malcriado achou os gravetos dos passarinhos e pegou para construir a casa e ficou mau feita.
E o lobo bom passando por ali e viu aquela casa e disse:
— Que desastre! Essa casa é um perigo e pode cair a qualquer momento.
E o lobo foi lá para falar com o porquinho:
— Porquinho, porquinho posso entrar?
— Não, cai fora daqui, senão vou chutá-lo daqui.
E o lobo saiu triste.
E o terceiro porquinho malcriado que era muito preguiçoso em vez de construir uma casa, ele invadiu um galinheiro e tocou todas as galinhas dali.
E o lobo bom que estava passando por ali disse:
— Céus! Coitada das galinhas.
O lobo bom foi falar com o porquinho malcriado:
— Porquinho, porquinho posso entrar?
O porco disse:
— Cai fora daqui, se não vou soprar e soprar e chutá-lo daqui.
E o lobo disse:
— Espera ai, essa casa não é sua é das galinhas.
Mas o porquinho respondeu:
— E daí, cai fora...
E o lobo convidou todas as galinhas e os pintinhos para ir morar na cada dele.
Enquanto isso a casa do primeiro porquinho malcriado, as vacas estavam comendo toda a palha e acabou com a casa.
E a casa do segundo porquinho malcriado estava sendo desmanchada pelos passarinhos furiosos pegando seus gravetos.
E o terceiro porquinho malcriado o galo furioso picou o rabo do porquinho expulsando ele do galinheiro. E os três porquinhos ficaram sem casa.
Mas o lobo bom tinha uma casa bem quentinha e de tijolos.
E quando anoiteceu os porquinhos malcriados subiram pela chaminé. E o lobo escutou o barulho e pegou um grande caldeirão de água fervente e disse:
— Querem sopa!
E os porquinhos disseram que sim. Esse lobo era realmente o lobo mais doce e adorável do mundo, o lobo bom.
E o lobo bom ensinou os porquinhos a fazer uma casa de tijolos. E os porquinhos deixaram de ser preguiçosos e malcriados.
E fizeram uma casa bem grande e aconchegante para todos morarem lá.
E viveram felizes para sempre.