sábado, 29 de junho de 2013

Palavras Felizes 

Palavras... Existem aos milhares, e algumas pessoas conseguem uni-las de uma forma muito especial. São frases e depoimentos memoráveis, divertidos, que fazem pensar, que incorporam e revelam sutilezas... Aqui apresentarei diversos dicionários  destes pensamentos, para que não se percam na memória dos alunos  e nos livros lidos e fechados há muito tempo.Com base nisso lemos o livro:

Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento - Adriana Falcão

Agonia - Quando o maestro que rege você se perde completamente.

Aquarela - Todos os quadros que não foram pintados ainda.

Aquário - Prisão de peixe que tem como desculpa ser vitrine.

Autocrítica - Quando se tira a vaidade do caminho para se enxergar melhor por dentro.

Autoridade - Gente vestida de importante, com cara de importante e jeito de importante, que pretende dizer e fazer o que é importante, mesmo que ninguém se importe com aquilo.

Azar - Desculpa que bota no destino a culpa daquilo que atrapalha a gente.

Bajulação - Frase com elogio demais que antecede outra que vai pedir alguma coisa em troca.

Balé - Quando corpo é lápis, espaço é papel e música é motivo.

Basta - Demonstração que, dependendo da entonação da pessoa, prova que agora ela encheu o saco e acabou-se.



A turma do 7 º Ano - 701 também fez cada aluno um dicionário ... Ficaram lindos e interessantes ...



Projeto Adolescer - 8º Ano - 801

A adolescência é uma fase caracterizada por alterações físicas, mentais e sociais, e representa um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância. Essa transição é influenciada pela a adoção de hábitos pessoais, adquiridos no domicílio e no ambiente escolar, que podem modificar a saúde do corpo em desenvolvimento e levar ao aparecimento de distúrbios orgânicos que acompanham toda a adolescência e repercutem na vida adulta. A escola é um espaço de grande importância para o desenvolvimento do estudante, pois, além do programa de ensino, a educação em saúde, envolve a identificação das condições orgânicas gerais e hábitos do adolescente e planejamento de ações para a promoção, proteção e recuperação da saúde.
 Leitura : Dez atitudes para criar filhos mais felizes:
  1. Amor é essencial. É importantíssimo aceitar e apoiar os filhos como realmente são, mostrando que os ama deste jeito e aproveitando cada momento junto deles.








  2. Administrando o estresse. Reservar um tempo para você relaxar, procurando fazer exercícios ou algo que te faça bem, é algo que ajuda no equilíbrio emocional. Se tudo isso ainda não adiantar, invista na psicoterapia para entender e controlar melhor os seus sentimentos e ações.
  3. Habilidades do relacionamento também conta. Manter uma relação saudável com o parceiro ou com outras pessoas importantes na sua vida e na da criança, demonstra quanto é importante manter relações afetivas verdadeiras.
  4.  Incentivo à autonomia e à independência. É fundamental tratar os filhos com respeito e estimulá-los a se tornar pessoas confiantes e com iniciativa.
  5. Acompanhar a aprendizagem. É importante que os pais valorizem e acompanhem as curiosidades de seus filhos, mesmo as mais simples.
  6. Preparando para a vida. Converse sobre temas delicados, como medo, sexo e morte em linguagem acessível, bem como orientá-los e prepará-los para assumir responsabilidades.
  7. Atenção no comportamento. Reconhecer e reforçar positivamente as boas atitudes e recorrer ao castigo somente quando outros métodos, como conversar, já falharam mais de uma vez.
  8. De olho na saúde. Bons pais propiciam um estilo de vida saudável e estimulam bons hábitos como exercícios regulares, higiene e alimentação adequada para seus filhos.
  9. Falando de espiritualidade. Apoiar o desenvolvimento da religiosidade e a preservação da natureza, o respeito ao outro e às diferenças, evitando a disseminação de preconceitos e intolerância.
  10. Dar segurança. É importante se empenhar para proteger os filhos de situações de risco e manter-se vigilante quanto a suas atividades e amizades.
Ao mesmo tempo, leitura e reflexão do papel   da sociedade à qual se destina a aplicação do projeto , desenvolvendo e fortalecendo as qualidades internas: auto-estima, reconhecimento, respeito e trabalhando algumas dificuldades, como por exemplo a timidez .Ao retratar no  portfólio panorama destes jovens, vemos muitas vezes que em boa parte dos casos, seus cotidianos são permeados por violência, falta de perspectiva de vida, poucas referências positivas tanto na comunidade, como na própria família, poucos espaços públicos destinados a essa faixa etária, vulnerabilidade destes que se tornam alvos fáceis frente ao problema das drogas. Estudos mostram que mesmo as crianças e adolescentes que moram com as famílias estão em situação de risco pois há fatores como violência familiar, prostituição, maus-tratos, drogas, dificuldades de aprendizagem.     
        É conseqüência de atitudes características pessoais, histórias de vidas e encontros com outro. Em sempre se apresentam e, sempre se apresentará como desejo universal de todo ser humano. Após leituras e análise  sobre ‘’Adolescer   ‘’ ,  houve a montagem de diversos portfólios sobre o tema abordado .




Portfólio : Amor - 9 º Ano - 901

Após várias leituras a cerca do “Amor” para realização do Projeto proposto interdisciplinar, considerando o tema escolhido pelo grupo: “Por que a maioria das pessoas não ficam com seu ‘grande amor”? Primeiramente dizer que o trabalho tem como objetivo definir parcialmente “um conceito cada vez mais abstrato, que envolve sentimentos, também procura compreender o que é considerado um grande amor, se realmente existe e porque a maioria das pessoas não fica com seu ‘grande’ amor. O amor pode ser apresentado de diversas maneiras: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor a vida...E o tipo do amor que tem relação com o caráter da própria pessoa da própria pessoa e a motiva a amar, utilizando vários tipos de gêneros textuais como poesia , conto , crônica , pensamentos , cartum etc. Pode - se analisar o amor pelos mais variados prismas, pois, talvez em cada ser humano exista um amor diferente do outro (Lee, 1988; Amélio, 2001). A compreensão de fatores psicológicos e sociais acerca da concepção do amor favorece não só o entendimento das dinâmicas amorosas mas pode ser uma forma de proporcionar a ampliação da qualidade e satisfação dos membros de uma díade amorosa. “O amor” segundo a medicina (Duminil, 1985) levanta alguma questões na definição do amor como afeição melancólica. Ao identificar a causa do amor o mal não poderia mais ser chamado de melancolia. O amor parece ser um problema não curável seu único remédio encontrar-se em si mesmo. É conseqüência de atitudes características pessoais, histórias de vidas e encontros com outro. Em sempre se apresentam e, sempre se apresentará como desejo universal de todo ser humano. Após leituras e análise sobre ‘’Amor ‘’ , houve a montagem de diversos portfólios sobre o tema abordado .

Oficina : Tangram

Oficina de Tangam e arte Livro: Os Animais do Mundinho Autora: Ingrid Bellinghausen Responsáveis: Leandra , Rosemary e Maristela ATIVIDADES COM O TANGRAM OBJETIVOS: • Construir um ambiente de trabalho que favoreça a resolução de problemas. Nesse sentido, cada aluno tem oportunidade de buscar um encaminhamento para a solução do problema, para depois, no confronto de idéias, analisar e compreender cada escolha e estratégias usadas na procura de um mesmo resultado. • Permitir que os alunos construam seu conhecimento dentro de situações que exigem a reflexão e a reorganização de suas formas de pensar.• Desenvolver a comunicação através da linguagem oral e escrita, explorando as habilidades de descrição, explicação e questionamento. • Permitir uma aprendizagem através da negociação de intenções e significações, e, do respeito e compreensão das idéias de cada um. ATIVIDADES PROPOSTAS: • História do Tangram. • Construção do Tangram com régua e compasso ou através de dobraduras. • Classificação das figuras geométricas. • Composição de figuras livremente ou através de modelos. • Composição de figuras geométricas. • Exploração de conteúdos matemáticos: polígonos, frações, área, perímetro, teorema de Pitágoras, semelhança de triângulos.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Teatro 8º As cores do Amor - E.M.Prof. Lázaro Rosa Muniz

Teatro do 8º ano na reflexão da E.M.Prof. Lázaro Rosa Muniz . Parabéns 8º ano !!!!

Teatro 8º Ano - Chapeuzinho Vermelho -Charles Perrault

Uma menina conhecida como Chapeuzinho Vermelho, atravessa a floresta para entregar uma cesta de pães de mel para sua avó doente, mas a estrada se bifurca entre um caminho longo e seguro e um caminho mais curto e perigoso. A menina toma o caminho curto, aonde é vista por um lobo, geralmente chamado de Lobo Mau. Ele sugere que a menina volte e tome o caminho longo, por segurança. Chapeuzinho segue o conselho do lobo e volta atrás. Mas enquanto ela toma o caminho longo, o Lobo Mau segue pelo caminho curto, chega à casa da avó, e a devora completamente. Então, se veste com suas roupas e aguarda Chapeuzinho na cama da avó. Quando a menina chega, nota a aparência estranha de sua avó, e tem o famoso diálogo com o lobo: —Porque esses olhos tão grandes? Então ela é respondida: —Ó minha querida, são para te enxergar melhor —Porque essas orelhas tão grandes? —São para te ouvir melhor. —E porque essa boca tão grande? —É para te comer!!! Nesse momento, a "avó" (que era o lobo disfarçado), revela-se tentando devorar a Chapeuzinho, que grita assustada. Então, um caçador que passava por ali, ouve os gritos, e encontra o lobo dormindo na cama. O caçador então abre a barriga do lobo donde saem chapeuzinho e sua avó, ilesas.