segunda-feira, 11 de março de 2013


PROJETO:                                                          


Professora: Patrícia Bernardes Franco
Bibliotecária :Vanda Maria Chagas


“Toda leitura cultural tem sempre um destino, não caminha a esmo. Esse destino pode ser a busca, a assimilação, a retenção, a crítica, a comparação, a verificação e a integração de conhecimentos”. (Gagliano, 1979)


Caderno para Teste de Leitura, Livros selecionados por gêneros textuais, Fichas Literárias e cadernos de Produção de Textos


  
1. OBJETIVO GERAL
Tornar a hora da leitura na biblioteca um momento ainda mais prazeroso, lúdico e educativo, promovendo a conscientização sobre a importância da utilização racional dos recursos naturais, da preservação, do consumo e do desperdício, ao mesmo tempo, instruindo sobre as consequências da interferência do homem na natureza
   
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Socializar a leitura;
- Estimular a leitura, a escrita e a atividade de Teste de Leitura
- Despertar nas crianças a consciência ecológica;
- Sensibilizar os alunos diante dos diversos reflexos negativos conseqüentes ao desequilíbrio do meio-ambiente;
- Estimular mudanças de hábitos e desaceleração do consumo e desperdício;
- Realizar um trabalho de produção de textos em conjunto com o Laboratório de Informática.
. PÚBLICO-ALVO: Alunos do 6º (601 ) , 7º (701 ) , 8º (801) , 9º (901) anos  , EJA do Ensino Fundamental e Magistério da Escola  Estadual Coronel Oscar de Castro – Pirajuba – M.G

4. PLANO DE AÇÃO:
O desenvolvimento das atividades seguirá a programação da hora da leitura destinada aos alunos os alunos serão separados em pequenos grupos, para que juntos possam escolher e fazer a leitura. Posteriormente, farão uma apresentação contando o que mais gostaram da história, seja em forma de dramatização, mímica ou simplesmente se deixando levar pela criatividade.
Paralelo a estas atividades, durante as aulas no laboratório de informática, os alunos serão orientados a criar textos para o projeto. Esta ferramenta será usada pelos alunos para escrever sobre as leituras na biblioteca, contando o que mais gostaram e o que puderam aprender. Tudo espontaneamente. A equipe da biblioteca também propõe que os alunos respondam a seguinte pergunta para confecção de um livrão:
O que eu poderia fazer para melhorar o planeta onde vivo?

5. CRONOGRAMA
Divulgação e apresentação do projeto:
Início das atividades: Março /2013
Revisão das atividades: final do bimestre
Conclusão dos trabalhos: outubro/2013
Encerramento: 10/2013
6. CONCLUSÃO
A proposta deste projeto visa desenvolver a criatividade e a constante integração dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental com a literatura infantil, bem como, um maior aproveitamento e interesse dos alunos durante o horário programado para a hora da leitura na biblioteca.
7. REFERÊNCIAS
SOUZA , Renata Junqueira de Biblioteca Escolar e Práticas Educativas( O mediador em Formação )
SIMÃO, Maria Antonieta Rodrigues; SCHERCHER, Eroni Kern; NEVES, Iara Conceição Bitencourt. Ativando a biblioteca escolar: recursos visuais para implementar a interação biblioteca-usuário. Porto Alegre: Ed. Sagra Luzzatto