terça-feira, 29 de maio de 2012

Mensagem do dia das mães

Oficina: Quitutes Poéticos Obra: Poemas Diversos Responsável: Herly ,Silvia , Célia e Tânia Trabalhamos com o livro: Quitutes Poéticos de Rita de Blasis. Cinco poemas que envolvem a criança com sensibilidade, humor e fantasia. Descrevem desde a singeleza de um caracol até a felicidade do menino carpinteiro, ao construir seu brinquedo.Foram realizadas receitas poéticas num dia tão cheio de aromas .

sábado, 12 de maio de 2012

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Trabalho: Orações Subordinadas Adverbiais

Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. Podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais. - causais: indicam a causa da ação expressa na oração principal. As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc

. Ex: A cidade foi alagada porque o rio transbordou. - consecutivas: indicam uma conseqüência do fato referido na oração principal. As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc.
 Ex: A casa custava tão cara que ela desistiu da compra. - condicionais: expressam uma circunstância de condição com relação ao predicado da oração principal. As conjunções condicionais são: se, caso, desde que, contanto que, sem que, etc.
 Ex: Deixe um recado se você não me encontrar em casa. - concessivas: indicam um fato contrário ao referido na oração principal. As conjunções concessivas são: embora, a menos que, se bem que, ainda que, conquanto que, etc.
 Ex: Embora tudo tenha sido cuidadosamente planejado, ocorreram vários imprevistos. - conformativas: indicam conformidade em relação à ação expressa pelo verbo da oração principal. As conjunções conformativas são: conforme, consoante, como, segundo, etc.
 Ex: Tudo ocorreu como estava previsto. - comparativas: são aquelas que expressam uma comparação com um dos termos da oração principal. As conjunções comparativas são: como, que, do que, etc.
 Ex: Ele tem estudado como um obstinado (estuda). - finais: exprimem a intenção, o objetivo do que se declara na oração principal. As conjunções finais são: para que, a fim de que, que, porque, etc. 
Ex: Sentei-me na primeira fila, a fim de que pudesse ouvir melhor. - temporais: demarca em que tempo ocorreu o processo expresso pelo verbo da oração principal.
As conjunções temporais são: quando, enquanto, logo que, assim que, depois que, antes que, desde que, ... Ex: Eu me sinto segura assim que fecho a porta da minha casa. - proporcionais: expressam uma idéia de proporcionalidade relativamente ao fato referido na oração principal. As conjunções proporcionais são: à medida que, à proporção que, quanto mais...tanto mais, quanto mais...tanto menos, etc. Ex: Quanto menos trabalho, tanto menos vontade tenho de trabalhar. Algumas orações subordinadas adverbiais podem apresentar-se na forma reduzida, com o verbo no infinitivo, no gerúndio ou no particípio. São: - causais: Impedido de entrar, ficou irado. - concessivas: Ministrou duas aulas, mesmo estando doente. - condicionais: Não faça o exercício sem reler a proposta. - consecutivas: Não podia olhar a foto sem chorar. - finais: Vestiu-se de preto para chamar a minha atenção. - temporais:



 Terminando a leitura, passe-me o texto. Para maior aprendizado dos alunos , formamos grupo para escrever paródias sobre as orações subordinadas adverbiais . Paródia Oração Subord. Adverbial Temporal ''Indicam o momento e o tempo de ocorrência , Do fato expresso na oração principal São introduzidas pelas conjunções subordinadas temporais: quando , enquanto, assim que , mal... '' ( Amanda ,Cecilia , André , Izamara e Gesielma ( Melodia Caldas Cawtry )

domingo, 6 de maio de 2012

Dia Internacional das pessoas com Osteogenesis Imperfeita. A Osteogenesis Imperfeita (OI), ou "Ossos de Cristal", é uma doença genética rara que afeta a vida de mais meio milhão de pessoas no mundo. A principal característica da OI é a frag...ilidade óssea, ocasionando fraturas com traumas leves e até mesmo sem causa aparente. O WISHBONE DAY, O Dia Internacional das pessoas com Osteogenesis Imperfecta, faz parte de um esforço mundial de sensibilização a respeito da doença. O tema desse ano é "Celebrar a vida". Nós queremos que você celebre conosco a vida das pessoas que convivem com OI.

Apresentação Artística do 1º Bimestre

Apresentação de número artístico e presença do escritor Monteiro Lobato Mirim
RELATÓRIO CORRIDA CENTOPEIA Para incentivar a leitura e ao mesmo tempo o uso da biblioteca, acontece a Corrida da Centopéia (Melhor leitor), onde são premiados o melhor de cada sala na Escola Municipal Professor ‘’ Lázaro Rosa Muniz’’ que esse ano faz quarto ano de execução . Os alunos que mais utilizam a biblioteca e o seu acervo durante o bimestre – para leituras – fazem a publicidade do livro que mais gostou, com isto detectamos que nossos leitores não são apenas consumidores, são também produtores de textos. As fichas de leituras e os textos organizados por mim , também são incentivos para a formação do leitor consciente e crítico .Total de livros lidos : 1097 durante o 1º bimestre . height="240" width="320" src="