quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Oficina de Pensando no futuro
Profissionais do Paif
O objetivo será de conscientizar as crianças da importância das questões ambientais, principalmente da reciclagem de resíduos domésticos.
Profissionais do Paif e professor Gisela














segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mensagem: Você é fruto de suas Escolhas!




"...Uma vida fácil nada nos ensina. No fim, o que aprendemos é o que importa: o que aprendemos e como nos desenvolvemos.

Traçamos nossas vidas pelo poder de nossas escolhas. Quando nossas escolhas são feitas passivamente, quando não somos nós mesmos que traçamos nossas vidas, nos sentimos frustrados.

Uma pequena mudança hoje pode acarretar-nos um amanhã profundamente diferente. São grandes as recompensas para aqueles que têm a coragem de mudar, mas essas recompensas acham-se ocultas pelo tempo.

Geramos nossos próprios meios. Obtemos exatamente aquilo pelo que lutamos. Somos responsáveis pela vida que nós próprios criamos. Quem terá a culpa, a quem cabe o louvor, senão a nós mesmos? Quem pode mudar nossas vidas, a qualquer tempo, senão nós mesmos?

Deus sabe que isto é verdade."
(Richard Bach)



"- O que a lagarta chama de fim do mundo, o homem chama de "borboleta".
(Richard Bach)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Oficina: Nos encantos dos cartões postais

Oficina: Nos encantos dos cartões postais
Professoras: Gilda e Cleonice
Livro: Em busca da felicidade
Autor: Livro: Em busca da Felicidade – Juliette Saumande e Ilustrações de Eric Puybaret
















Oficina: Abecedário dos Valores

Oficina: Abecedário dos Valores
Professoras: Edma e Adriana Alunos de 1º a 3º ano
Livro: ABC Curumim já sabe ler.
Autora:Marina Massarani Organização: Bia Hetzel e Silvia Negreiro





Oficina: Matematicando - Navegando e fazendo artes com os Labirintos, enigmas e problemas matemáticos

Oficina: Matematicando - Navegando e fazendo artes com os Labirintos, enigmas e problemas matemáticos
Professoras: Marivane e Flávia
Livros: Multiplicação e Adição
Autor: David L. Stienecker
Somos apaixonadas por jogos matemáticos.
Se quer ensinar matemática, vá por esse caminho, caso contrário
você vai gastar muita saliva para dar uma aula chata...kkkk
Os jogos são divertidos e tornam a sua aula um show!!!!
... vai por mim, que eu entendo do babado...kkkk

“Matemática é o pensamento sem dor.”
(Mário Quintana)

Por ser um conhecimento universal, a matemática é capaz de situar a criança em sua cultura, em sua comunidade e no mundo, pois proporciona a este ‘ser’ desenvolvimento global e harmônico, preparando-o para o exercício consciente da cidadania.
Portanto é vital que este tema seja explorado e debatido por educadores, afim de descobrir meios estimuladores, para oferecer uma aprendizagem significativa que como mencionou Mário Quintana.
“... sem dor.”
Existe, na educação e na cultura social, a equivocada ideia de relacionar o
‘ensino /aprendizagem’ com sofrimento e castigo.
A matemática, então, sempre foi considerada como uma disciplina muito difícil
que só os “muito inteligentes”, “gênios” ou aqueles que “sabem tudo na ponta da língua”
são capazes de aprendê-la.

Porém, não devemos esquecer, que a etimologia da palavra
“Matemática” significa: a arte de compreender.

E a compreensão é algo interno, subjetivo, individual.
É algo construído, que vem de dentro para fora.
Pensar e fazer matemática implica estudo, dedicação e empenho, não, necessariamente sofrimento e castigo. Pode, inclusive significar prazer, dependerá do modo em que é abordada.
E esse é o grande desafio.
Acredito na criação de um espaço físico em que seus principais recursos são:
‘os jogos’,
apresentando a matemática sob um novo ângulo de forma desafiadora, lúdica e divertida,
sem as habituais cobranças.
Defendo a criação da MATEMOTECA nas instituições de ensino
como meio desafiador e estimulante para o aprendizado da MATEMÁTICA.
Afinal, o jogo tem valor terapêutico, desenvolve confiança e iniciativa, ensinando a criança a se relacionar com o conhecimento, com as pessoas, com seus problemas, a superar suas frustrações, a aceitar suas capacidades, enfim ensina valores humanos, valores para a vida.
Claparède (1946) cita:
“ ... o jogo é trabalho, o bem, o dever, o ideal da vida. É a única atmosfera na qual o ser psicológico pode respirar e consequentemente agir.
A criança é um ser que brinca e nada mais.”
Já Chateau (1987) afirma que:
“ a infância serve para brincar e imitar. É pelo jogo que crescem a alma e a inteligência.
Uma criança que não sabe brincar será um adulto que não saberá pensar.”
Cabe lembrar que o jogo não é uma solução mágica para os problemas de aprendizagem,
mas um recurso extremamente benéfico,
um grande aliado capaz de proporcionar resultados significativos.
Dessa forma acredito que os jogos podem criar um “entre”, ou melhor,
uma “ponte” entre a matemática e o aprendiz,
pois na concepção de uma MATEMOTECA, um ambiente lúdico, desvinculado da sala de aula e da obrigação do “certo”, a criança, então, encontra um ambiente seguro para aprender.
Chega de papo, vamos as ideias...
:







Oficina: Nos caminhos da emoção

° Oficina: Nos caminhos da emoção
Professora: Lecy e psicóloga Mislaine
Livro; Andarilhos
Autor Marcelo Xavier

Marcelo Xavier, autor e ilustrador, já reconhecido pelas belas ilustrações feitas com massinha de modelar, nos presenteia agora com o ANDARILHOS, seu primeiro livro em parceria com outro ilustrador. Neste livro, através da metáfora dos três andarilhos, Marcelo nos fala de sentimentos, fraquezas e atitudes cometidas pelo ser humano ao caminhar pela vida, rumo a uma possível felicidade. Com enorme sensibilidade, Alfeu Barbosa, experiente artista plástico, deu vida e beleza aos andarilhos, convidando a uma deliciosa viagem pela estrada afora...