terça-feira, 31 de agosto de 2010

Folcloriando no Audio Visual






Visita dos Bonecos de Olinda

Bonecos de Olinda : são bonecos gigantes usados em eventos festivos em Olinda Pernambuco. Geralmente são feitos de pano, madeira e papel.
OPA!!!! Não é que apareceu um casal de bonecos para visitar a festa do Folclore na Escola



segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Estande de Chás Aromáticos e Medicina Alternativa do 9º Ano -901

No dia 21/08/2010, aconteceu uma oficina de chás (infusões e não chá Camelia sinensis) com ervas aromáticas e especiarias onde os alunos do 9º ano ensinaram e mostraram como fazer infusões e decoctos não só pelo valor terapêutico, mas pelo aspecto nutricional, lúdico e prazeroso destas bebidas, que podem substituir com vantagens sucos industrializados, refrigerantes, leites aromatizados e super doces (muitas vezes toma-se mais leite que o necessário e com ele ingere-se mais açúcar também), ou parte do cafezinho.
Estes chás aromáticos feitos com cascas, botões, frutos, folhas, raízes e flores que normalmente usamos na cozinha podem ser tomados no dia-a-dia, assim como consumimos os temperos. E foram servidos com biscoitos e bolos . Uma maravilha!!!Se nos lembrarmos que a Natureza tem lá boa dose de razão em quase tudo, poderíamos pensar na seleção de plantas saborosas e/ou aromáticas como de uso diário (cebola, alho, tomilho, orégano, manjericão, erva-doce, camomila, canela, cravo, hibisco, capim-santo, melissa, mentas etc) e nas muito amargas e intragáveis para uso terapêutico específico (carqueja para males de garganta, por exemplo). Esta é uma forma de nos guiarmos mais ou menos segura.
Para a estande foi levado várias folhas aromáticas do quintal dos alunos e que podem combinar entre si para fazer bebidas quentes ou geladas - para tomar como refrigerante (sem corantes, conservantes, acidulantes, aromatizantes e outros antes). Podem ser adoçadas ou não.
Foi muito bom e interessante.





Folcloriando com o 8º Ano - 801

O Folclore nas regiões brasileiras foi o tema da turma do 8º Ano -801 , foi divertido visitar o estande regional e ver o interesse dos alunos.









Folcloriando com o 7º Ano-701

Na turma do 7º ano -701 , fizemos Origami ( dobraduras) dos MITOS do livro de Marcelo Xavier e aconteceu oficina de BISCUIT com a artesâ Silvia






domingo, 29 de agosto de 2010

Folcloriando no 6º Ano


No dia 21/08/2010 tivemos na E.E.C.O. de Castro , o ''Encontro com o Folclore''. Os alunos do 601,602 e Proeti fizeram um estande sobre Lendas ( Pinturas em madeira e E.V.A , professora Patrícia) , Trabalho em Tangram sobre as fabulosas fábulas de Esopo ( Aulas de Geometria com professora Leandra e Patrícia ), Brinquedos ( professoras Tânia e Jaire)