domingo, 20 de junho de 2010

Curso : Educação em Valores Humanos

Eu e Educadora Raquel

Educar para Libertar e SER FELIZ

''QUEM OLHA PARA FORA , SONHA E QUEM OLHA PARA DENTRO , ACORDA ''
( Carl Gustav Jung)




quinta-feira, 17 de junho de 2010

terça-feira, 15 de junho de 2010

Valor Humano Não-Violência











































Harmonização
Livro Utilizado na aula:
TÍTULO: Marginal à Esquerda
AUTORA: Angela-Lago
ILUSTRADORA:Angela-Lago
SINOPSE:
Angela-Lago conta a história de Miúdo, um garoto que encontra, na música, sua verdadeira vocação. Mas a trajetória desse garoto não é fácil; morador da periferia vive o contexto de uma dura realidade, mesmo assim tem atitudes de NÃO VIOLÊNCIA apesar da grande violência da favela em que vive.O arrojado projeto gráfico do livro une-se à fugacidade das ilustrações, fazendo-nos mergulhar numa atmosfera envolvente e onírica. Este livro Marginal à esquerda, de Angela-Lago, é um livro impactante, singelo e instigante, que trata dos problemas sociais e da violência urbana .
CONCLUSÃO DO TRABALHO COM MAQUETE
Os alunos do PAV da professora Marivane fizeram uma maquete onde retratamos a favela e a cidade e suas diferenças,injustiças sociais.
A não-violência começa por aprendermos como sermos menos violentos e mais compassivos com nós mesmos. Aprendemos criando coragem para falar e agir com respeito, honrando e reverenciando nosso próprio ser. Eleonor Roosevelt nos incitou sobre Coragem: "Vocês devem fazer as coisas que pensam que não conseguem fazer. Missão "Minha vida é minha mensagem" disse Gandhi. Escreva a mensagem que você quer para sua vida. Pense em ao menos uma forma de demonstrar, através da ação, que você luta peles seus princípios. Faça uma ação hoje.
Martin Luther King tinha um grande sonho. Qual é o seu sonho de paz?
Escreva.
O que você pode fazer para honrar esse sonho?
Faça isso hoje.
Gandhi escreveu: “A não-violência se baseia no pressuposto de que a natureza humana... invariavelmente reage aos avanços do amor”. Hoje, concentre-se naquilo que você mais aprecia na pessoa que você menos gosta. “Paz é um pensamento especial ou um amor ou luz ou fagulha especial que todos partilhamos dentro de nós”
Thich Nhat Hanh escreveu: “Pratique regar sementes de alegria e paz e não apenas sementes de raiva e violência, e os elementos de guerra em todos nós serão transformados”
Hoje me alegrei com o trabalho que fizemos. Celebramos o trabalho que nós realizamos( confecção de uma maquete) ,assim nos juntamos com tantos outros, que acreditam que cada indivíduo pode mover o mundo na direção da paz com suas escolhas e ações não-violentas. “Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos atentos e empenhados podem mudar o mundo, Na verdade, isto é a única coisa que consegue'. (Margaret Mead).
A Não-Violência nos desafia a lutar pela verdade agindo de forma a : Honrar a dignidade e o valor de cada ser humano.

Aula do Curso da Raquel de Valores Humano


Harmonização
Perguntas sobre atitudes corretas e erradas do nosso dia a dia
Leitura do livro: Todo Mundo é Igual? – Escola
Autora: Suzana Guimarães

Sinopse do livro:
Todo Mundo é Igual? – Escola Neste livro, João vai à escola, onde aprende que as crianças não são todas iguais, mas podem conviver bem e respeitar as diferenças. A cooperação entre os colegas é valorizada. O objetivo principal da história é apresentar um ambiente na ESCOLA no qual a criança refletirá sobre a diversidade e a importância de respeitá-la.

A Escola é o tema do livro " Todo Mundo é Igual?", onde João terá oportunidade de ensinar novos valores,que ele próprio começou a aprender em casa: honestidade, respeito à diversidade, companheirismo. A escola é, ou deveria ser este ambiente no qual adultos, profissionais devem preparados para oferecer às crianças aquilo que fará delas pessoas capazes de buscar seu próprio caminho e criar suas oportunidades
Trabalho desenvolvido com a professora Selma e a professora de biblioteca Patrícia sobre AÇÃO CORRETA. AÇÃO CORRETA – agir de acordo com os valores morais divinos que estão incorporados na consciência
A ação correta antes de tudo - é produto do AMOR – do bem natural na humanidade e exercitado simplesmente pelo bem da humanidade. Devemos evitar nas nossa vidas:
1-Agressões, especialmente ,agressões violentas contra os outros.2. Palavras ou ações enganosas.3. Furto contra os nossos colegas .4. Não mentir5. Não ser ignorante
6. Não falar sobre os erros e defeitos de outros.7. Não se achar melhor ou culpar os outros.8. Não ser avarento. 9.Não sentir raiva
DESENVOLVIMENTO DE UM OFICINA DE DESENHOS ONDE OS ALUNOS RETRATARAM UM MUNDO DE PAZ CHEIO DE AÇÕES CORRETAS COM OS NOSSOS IRMÃOS SEM DISTINÇÃO DE RAÇA , RELIGIÃO OU DIFERENÇAS SOCIAIS .

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Hora do Conto























Não se sabe ao certo quem inventou as narrativas do livro: as pessoas as contam porque ouviram alguém contar para elas. No caso de Ana Maria Machado, quem contava algumas dessas histórias era a avó da escritora. E a avó da Ana Maria, por sua vez, tinha ouvido as mesmas histórias da avó ela. É o caso de "Pimenta no cocuruto", que conta a história de uma galinha que, um belo dia, ciscava debaixo de uma pimenteira. De repente, cai uma pimenta no alto da cabeça dela, bem no cocuruto. A pobre galinha acha que é um aviso de que o mundo está acabando e sai espalhando a notícia para a bicharada."A Moura Torta" é a história de uma velha feiticeira caolha que todo mundo chamava de Moura Torta porque parecia uma bruxa. Ela vai buscar água no riacho, vê o reflexo de uma bela figura feminina na água e pensa que está vendo a si própria. A moça do reflexo, na verdade, é uma princesa encantada. A Moura Torta faz um feitiço e a transforma numa pomba branca para tentar roubar o príncipe da garota.Além de "A Moura Torta" e "Pimenta no cocuruto", o livro traz também os contos "O macaco e a viola", "João Bobo", "Festa no céu", "Dona Baratinha", "O Bicho Folhagem", "O Veado e a Onça", "Maria Sapeba" e "A galinha que criava um ratinho".

Na hora do Conto , os alunos do 6º Ano -601 ouviram a história ''O macaco e a viola''.

Caixa Literária - 9º Ano 901

A leitura na vida de um indivíduo é de fundamental importância, pois é através dela que adquirimos conhecimentos. Pode-se afirmar também que ler é saber dialogar, ampliar a percepção e exercitar o discernimento.
Sabemos que um leitor competente só pode constituir-se mediante uma prática constante de leitura de textos. Esse trabalho envolve todos os tipos de alunos, inclusive aqueles que ainda não leem habitualmente. Contribui para a inserção da literatura na vida das crianças, pelas discussões coletivas que aborda, pelo confronto com a pluralidade de idéias e percepções, base da construção dos saberes e da autonomia moral e intelectual e também da dimensão emocional. A diversidade de obras e a metodologia empregada serão os primeiros passos necessários para que a criança sinta que ler, ouvir e contar histórias também é prazer.
Este projeto tem como objetivo levar ao conhecimento dos alunos diversos livros como do imortal autor Machado de Assis e outros...
Uma vez por semana, paramos nossa aula de Língua Portuguesa e nos ''deliciamos'' com os livros da Caixa Literária do 9º Ano.



















Parabéns... Continuem Lendo.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Corpus Christi







5 DE JUNHO, SEMANA DO MEIO AMBIENTE


Neste mês de Junho dia 05 comemora-se o dia do Meio Ambiente, porém sem motivos para comemorarmos usamos o mesmo para repudiar os tipos de violência que ocorre sobre o Meio Ambiente.
E quando falamos de Meio ambiente estamos nos referindo a todos os seres que nele habitam, principalmente seu maior predador, o homem. Cada cidadão consciente da importância do Meio ambiente tem dever lutar contra todos os tipos de arbitrariedade praticadas contra o mesmo.

Ei! É você mesmo, está me ouvindo?Quem fala sou eu, o Meio Ambiente.Estou triste e arrasado .O homem me despreza.Ele não me valoriza . Já fiz de tudo para conquistar sua confiança, porém todas as tentativas foram inúteis, e cada dia que passa continua tirando pedaços de mim.Eu tento mostrar-lhe a minha importância, mas ele não me ouve, nem sequer pára um segundo para refletir sobre minha utilidade, e o que represento para o planeta.Pobre coitado nem se toca que faço parte de tudo que há no planeta. Que sou a água que sacia tua sede.Que sou o alimento que mata tua fome. Que sou o ar que respiras. Aliás, sou a tua vida, e me destruindo conseqüentemente estará planejando tua própria morte.Entendo que estas ações não têm fundamentos conscientes, e sim a presença de uma ganância ilusiva de poder. O pior disso tudo é que a inteligência do homem não é capaz de perceber que o dinheiro não se come, nem se bebe, nem se respira. Muito menos, salva vida. Pode ser que ele até descubra algum dia, porém será muito tarde.

Você que parou pra me ouvir, não me deixe morrer.

Por favor
Salve-me!
Salve-me!
Salve-me...!