sexta-feira, 26 de março de 2010

Encenação Teatral 8º Ano 801

Teatro 8ºano 801
Chapeuzinho Vermelho


Allan,Talis, Marcos Diego , Felipe e Vinícius





Encenação Teatral
Peça teatral: O Médico
Autora: Maria Clara Machado


Daniele, Karlowa,Amanda, kelly e Tália.

Texto para encenação Teatral: Mito Brasileiro




Lorena, Bárbara, Fernarda e Stephany

terça-feira, 23 de março de 2010

Projeto: ´´ Heróis de todos os tempos´´.

Nossos heróis de ontem e de hoje.
Disciplina: Língua Portuguesa Ensino Fundamental – 7º Ano 701
Assunto: Conceito de tempo, noção de sucessãoTipo: Metodologias Para que os alunos construam essa noção de tempo, uma atividade que pode desafiá-los a expressar suas hipóteses e a estabelecer comparações entre diferentes momentos é a pesquisa sobre seus heróis e os de seus pais. Primeira etapa:Para criar um clima favorável à proposta, inicie uma conversa sobre os heróis dos alunos. Ao final dessa conversa, relacione os mais significativos para o grupo: Batman, Homem Aranha, Pokémon, Barbie etc. Observe se há, entre outras possibilidades, um: Herói comum ao grupo todo; Herói para os meninos; Herói para as meninas. Herói da família Herói anônimo: Charles Chaplin O passo seguinte é orientar a pesquisa. Definidos pelo menos dois heróis, divida a classe em cinco grupos e convide-os a coletar, individualmente, materiais sobre os personagens: brinquedos, revistas, jogos, gravuras. Determine com os alunos o tempo mais adequado para essa coleta. Cada grupo, com base no material coletado, deverá elaborar um cartaz e criar um slogan pertinente às características e qualidades colhidas pelo grupo acerca do herói escolhido. Depois disso, exponha os cartazes feitos pelos grupos de preferência num local escolhido por eles. Se possível, estimule outros tipos de produção, como dramatização, desenhos, produções no computador. Segunda etapa: Em seguida, lance o desafio da pesquisa dos heróis dos pais dos alunos. É importante definir um tempo adequado para essa pesquisa considerando as especificidades das classes.Concluído o levantamento, tabule os dados com os alunos. Em seguida, proponha a análise dos dados com base nas seguintes questões: Todos os pais tiveram heróis? Quais foram os heróis de seus pais? As causas defendidas pelos ídolos dos pais são as mesmas dos heróis de vocês? Qual a diferença entre os ídolos dos pais e os heróis de vocês? Quanto tempo passou para surgirem novos heróis? Por que isto aconteceu? Enfatize junto aos alunos a concepção de tempo histórico, analisando épocas de um mesmo tempo e de outros. O tempo vivido precisa ser aproveitado em todas as atividades escolares, pois é a partir dele que melhor se compreende e se estabelece relações com os tempos mais distantes e não vividos pelo indivíduo. Outro aspecto a ser trabalhado são os princípios e valores que esses heróis defendem. Fale sobre o aparecimento de heróis na cultura grega e romana e os heróis “nacionais”, por exemplo, Tiradentes, Duque de Caxias e outros. Observe com eles os interesses – econômicos, políticos, financeiros - que são mobilizados quando se “fabrica um herói”. Para finalizar a proposta, organize uma exposição dos cartazes e desenho dos pais com o título “Heróis de Ontem e de Hoje”.









Alunos do 7º Ano 701, observe a evolução dos heróis no decorrer do tempo... Todos nós temos nossos heróis, descubra seu herói.


Teatro : ´´A Bela e a Fera´´.

Boa Tarde alunos do 8º Ano 801
Com muito prazer que postei a parte mais bonita da Peça Teatral : A Bela e a Fera .
Espero que gostem ...Espero comentários nas próximas aulas...


domingo, 21 de março de 2010

Produção de texto do 9º Ano

Proposta de Produção de Textos

( Projeto o Jornal do 9º Ano ):

Apôs a leitura e interpretação do poema Eu, etiqueta de Carlos Drummond de Andrade.
Levantamento das marcas mais utilizadas pelos alunos, depois brincando com as palavras, com o ritmo, a melodia, a imagem crie uma poesia ou uma charge do tema abordado.
Exemplo:
Aos Clientes:
Não fique sentado na CAIXA...
Seu sonho pode se tornar REAL...
Você não está só. Procure o UNIBANCO e retire o seu COPERVALE.
Se você não se sentir BRADESCOMPLETO, ITAU resolve seus problemas e sua SAFRA ficará BANESPA.
Se não der certo, reze e peça ajuda ao SANTANDER.
O BRASIL quer ver você feliz!

( Texto das professoras : Gilda , Sônia e Patrícia)



O Amor de chocolate
Alô doçura, isto é uma SERENATA DE AMOR, com você tenho a SENSAÇÃO de voar nas estrelas , GAROTO toda vez que te vejo , peço BIS.
Você é o meu SONHO DE VALSA, é tudo que eu sempre que, o meu PRESTIGIO é estar com você. Você é mais precioso que um DIAMANTE NEGRO.
Penso em você a todo tempo e você tem o TALENTO de me fazer sorrir .
És o meu maior tesouro, meu OURO BRANCO.

(Texto da aluna Dara Araújo 9º Ano)

sábado, 20 de março de 2010

Os anos 60 e a Juventude brasileira

Boa tarde alunos 9ºano 901
Na última aula falamos sobre os anos 60, educação e juventude brasileira.

Aí vai um video para entenderam melhor sobre os anos 60.

Em busca da PAZ no mundo - 8º Ano

IMAGINE
(Imagine - 1971)
Imagine que não há céu Imagine there´s no heaven
É fácil, basta tentar. It’s easy if you try
Nenhum inferno embaixo de nós. No hell below us
E, em cima, só firmamento. Above us only sky
Imagine todo mundo Imagine all the people
Vivendo pro dia de hoje. Living for today...

Imagine não haver países; Imagine there’s no countries
Não é difícil imaginar. It isn´t hard to do
Nada por que matar ou morrer. Nothing to kill or die for
Nem religião também. And no religion too
Imagine todo mundo Imagine all the people
Vivendo sua vida em paz. Living life in peace...

Imagine não haver posses Imagine no possessions
Duvido que você possa I wonder if you can
Sem lugar para a gula ou fome No need for greed or hunger
Uma fraternidade de homem. A brotherhood of man
Imagine todo mundo Imagine all the people
Partilhando todo mundo. Sharing all the world...
Você pode dizer que estou sonhando. You may say I´m a dreamer
Mas sou o único não. But I´m not the only one
Espero que um dia você se junte a nós. I hope someday you’ll join us
E o mundo será uma coisa só. And the world will be as one.
( John Lennon. Tradução de Millôr Fernandes, in Veja , 17-12-80.p .60.)

Boa Tarde, alunos do 8º Ano 801,
ASSISTAM O VÍDEO E REFLITAM ATRAVÉS DA LETRA DA MÚSICA SOBRE IMPORTÂNCIA DA PAZ!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Trabalho de Literatura 9º Ano 901

Biografia de "Machado de Assis".
Assistam e aprendam um pouco mais sobre um dos maiores escritores brasileiros.
Video de três minutos inteiramente realizado em computação gráfica, que conta um pouco da vida de Machado de Assis, um mestre da literatura, que foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Trabalhando com jornal

9º Ano

Game da Reforma Ortográfica

Atenção alunos do 6º ao 9º Ano:
Prestem atenção nas novas regras Ortográficas e brinquem no Game da Reforma Ortográfica.
Boa Sorte!!!
http://fmu.br/game/home.asp

Livro:'' O Pequeno Príncipe''

OI CRIANÇAS DO 6º ANO -601
AÍ VAI UM CLIPE DO LIVRO QUE VOCÊS ESTÃO LENDO....
BOA LEITURA E BOM FINAL DE SENAMA !!!!
''Lembra-te sempre: Cada dia nasce de um novo amanhecer"
"Ame à vida pois ela é curta,Ame os amigos, pois eles são poucos,Ame a Deus, pois Ele é único"

''A ditadura da moda''

Em sala de aula do 9º ano, 901 lemos o texto : "A ditadura da moda" em que o autor aborda sobre Anorexia e Bulimia como estilo de vida de muitas garotas no Brasil. Diários de terror na internet de meninas que arriscam a própria vida.Será que vale à pena perder a vida? Cuidar do corpo, da saúde é o mais importante para termos um futuro saudável e feliz. Estejam atentos! Segundo os especialistas e as próprias adolescentes são pressionadas pela mídia para alguns padrões de BELEZA, SAÚDE, VIDA e PAZ. São impostos padrões de uma vida onde TER e mais valorizado do que o SER . A Bulimia e a Anorexia são doenças na busca da FELICIDADE.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Projeto '´ Mitos e Lendas´´







Livro Mitos
O Folclore do Mestre André
(Marcelo Xavier)

Mula-Sem-Cabeça
Onde houver um pequeno ajuntamento de casas rodeando uma igreja, com noites silenciosas e escuras, haverá casos de aparição da Mula –sem -cabeça. Dizem que é uma mulher que namorou um padre e, por isso, foi castigada. Toda passagem da noite de quinta para sexta-feira, ela vai até uma encruzilhada e ali acontece o encantamento. Depois, tem que percorrer sete freguesias ao longo daquela noite. (Freguesias eram pequenos povoados, no Brasil de antigamente).
Mas veja que estranha “mula-sem-cabeça” é só o nome desse mito. Na verdade, de acordo com as histórias que o povo conta, ela aparece como um animal inteiro, forte, lançando fogo pelas narinas e pela boca, onde tem freios de ferro. Nas noites de cumprir sua punição, ouve-se o seu galope violento, acompanhado de longos relinchos. Em alguns momentos, soluça como uma pessoa quando chora. Ninguém põe o pé fora de casa nessas noites.
Se alguém, bastante corajoso, tirar os freios de sua boca, o encanto se quebrará e a Mula -sem -cabeça voltará a ser gente, livre para sempre da maldição que a castiga.
XAVIER, Marcelo. A Mula-sem-cabeça. In: Mitos: Folclore do Mestre André. Belo Horizonte: Formato Editorial, 1997.p.22.
Apôs a leitura do livro:'' Mitos'', O folclore do Mestre André (Marcelo Xavier),os alunos fizeram atividade com massa de modelar.

PROJETO :''A ERA DA COMUNICAÇÃO''







Projeto: NA ERA DA COMUNICAÇÃO
Jogral da 601 -6º Ano matutino ,
Comunicação

1. Todo o esforço do homem sobre terra constitui permanente esforço de comunicação.
2. A comunicação é um ato social básico, fundamental.
3. Somente através da comunicação conseguimos trocar idéias,
4. Trocar experiências,
T. Permutar na amizade, no encontro e no amor.
1. Cada palavra,
2. Cada gesto,
3. Cada melodia e prece
T. É ação comunicativa
4. Até os silêncios comunicam...
T. Até os silêncios falam...
1. Assim como é comunicação cada página de livro,
2. Cada folha de jornal,
3. Cada som de receptor de rádio,
4. Cada imagem de televisão,
T. O que salva os homens e o mundo é a comunicação.
1. As inimizades
2. Os desentendimentos
3. Os crimes, o ódio e a inveja
4. O ciúme, a guerra e a destruição
T. Tudo isso, em última instância, é falta de comunicação (...)
1. Ao contrário, no gesto da mão em oferenda.
2. Na eloqüência de um sorriso ou de um perdão.
3. Na ternura de um olhar ou do próprio silêncio(...)
T. Em tudo isso encontramos a presença de comunicação.
(...)
(Roque Schneider. Jograis do cotidiano. 3.ed., São Paulo: Paulinas, 1976, p.51- 3.)

As coisas que a gente fala
( Ruth Rocha)
As coisas que a gente fala,
Saem da boca da gente
E vão voando, voando
Correndo sempre pra frente.
Entrando pelos ouvidos
De quem estiver presente.

Quando saem pela boca
Saem todas enfeitadas.
Engraçadas, diferentes,
Com palavras penduradas.

Mas depende das pessoas
Que repetem as palavras.
Algumas enfeitam pouco.
Algumas enfeitam muito.

Algumas enfeitam tanto,
Que as palavras que engraçado
Nem parecem as palavras
Que entraram pelo outro lado.

Por isso, quando falamos,
Temos de tomar cuidado.
Que as coisas que a gente fala
Vão voando, vão voando,
E ficaram por todo lado,
E até mesmo modificam
O que era nosso recado